Um enxame de abelha em frente ao Teatro Carlos Gomes, no Centro de Blumenau, virou dor de cabeça para os pedestres. Conforme um chamado recebido pelo Corpo de Bombeiros Militar nesta terça-feira (23), por volta do meio-dia, os insetos estavam perto de uma árvore plantada recentemente na calçada e acabaram incomodando alguns pedestres.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Os bombeiros precisaram isolar um trecho do passeio por segurança, como mostram as imagens abaixo. A guarnição chamou um apicultor para fazer a remoção do enxame e logo depois das 14h a situação já tinha sido resolvida. Não há informação de que alguém tenha sido atacado e ferroado por uma abelha no local, apesar do aparente susto causado.

Continua depois da publicidade

Ari Shumacher, apicultor há quase 50 anos, explica que se trata de um enxame migratório. Na prática, as abelhas estão em busca de um local com comida para sobreviver. Ele diz que elas não costumam atacar aleatoriamente, apenas caso alguém tenha, por exemplo, batido, ainda que acidentalmente, no local onde estavam.

Geralmente, conta o apicultor, até mesmo a remoção do enxame costuma ser tranquila se elas não forem provocadas. Ainda assim, nesses casos, o protocolo recomenda o uso de uma roupa especial para evitar acidentes. De acordo com Ari, enxames migratórios costumam ser de abelhas com ferrão.

Leia mais

As vinte e sete abelhas sem ferrão de Santa Catarina

Santa Catarina é o sétimo estado que mais produz mel no Brasil