Quatro envolvidos em um esquema de desmanche de carros de luxo descoberto em fevereiro deste ano pela Polícia Militar em Joinville foram condenados por receptação qualificada. O agravante da pena considera 14 infrações de receptação _ mesmo número de carros apreendidos, o elevado valor dos automóveis e o fato de os veículos terem sido furtados ou roubados em outro estado.

Continua depois da publicidade

:: Confira a galeria com fotos dos veículos apreendidos ::

Os réus Sidnei Rodrigues Martins e Gilberto de Souza Marques pegaram seis anos e oito meses de cadeia em regime fechado. Como os dois estão foragidos e são reincidentes no crime, não poderão recorrer em liberdade.

O réu Lucas Pastorio, que responde ao processo em liberdade e até então não tinha antecedentes criminais, foi condenado a três anos e seis meses em regime aberto. Como a pena é menor de quatro anos, foi substituída por prestação de serviços comunitários.

Continua depois da publicidade

O único réu que permanece preso é Thaua Rauaiana Marques, que é filho de Gilberto. Thaua foi condenado a cinco anos de prisão em regime semiaberto.

Um quinto suspeito de envolvimento no esquema foi absolvido por falta de provas. A sentença foi assinada na segunda-feira pelo juiz Gustavo Herinque Aracheski, da 2ª Vara Criminal.

Os acusados não foram condenados pelo crime de associação criminosa porque o Ministério Público não requereu a condenação por essa infração.

Continua depois da publicidade

O esquema

De acordo com a denúncia, os acusados compravam carros de alto padrão que eram roubados ou furtados em Porto Alegre, desmontavam os veículos em um galpão no bairro Santo Antônio, e revendiam as peças na loja de autopeças Estação no bairro Itaum.

A Polícia Militar encontrou a maior parte dos veículos no galpão a partir do monitoramento de um carro roubado. O local tinha boa aparência e possuía divisórias que escondiam a atividade ilícita.

Dois carros, uma Duster e um Gol, já estavam sendo desmontados em uma sala nos fundos do depósito quando aconteceu a abordagem. Os veículos Santa Fé, BMW X1, BMW 528i, Hilux SW4, Idea, Mitsubishi ASX, Jetta, Hyundai i30, Kombi e duas caminhonetes S10 de cabine dupla, estavam com as placas clonadas.

Continua depois da publicidade

No porta-malas de um Golf que não tinha registro de roubo, a polícia encontrou peças de outros carros roubados. Um veículo Ford Focus que também era roubado foi apreendido na casa da namorada de um dos acusados.

Os roubos eram recentes e todos os carros estavam em perfeitas condições de uso. O veículo mais antigo era o Santa Fé com fabricação em 2010.

Contraponto

De acordo com a sentença, a defesa dos acusados Lucas, Sidnei, Gilberto e do réu que foi absolvido, pediu absolvição no decorrer do processo alegando negativa de autoria dos réus. Já a defesa de Thaua requereu a absolvição por considerar que havia fragilidade nas provas.

Continua depois da publicidade

Um dos advogados de defesa dos quatro réus, Diego Vinicius de Souza, disse à reportagem que a sentença está sendo analisada. Segundo ele, nem todos os condenados tinham envolvimento com o fato. A defesa está verificando a possibilidade de recorrer da decisão.

Confira uma galeria de fotos dos carros recuperados pela Polícia Militar:

Confira a lista de carros apreendidos pela polícia:

BMW X1

Santa Fé

Caminhonete S10 (duas)

Gol

Duster

Kombi

Hilux SW4

Idea

BMW 528I

Mitsubishi ASX

Jetta

Hyundai i30

Focus