O entorno do Beira-Rio é o ponto de Porto Alegre que mais preocupa o Comitê Organizador Local (COL) e a prefeitura para a Copa. A um mês do início da competição, ainda há entulhos na área onde será construído um estacionamento – o que implica na perda das cem vagas para deficientes.

Continua depois da publicidade

– São três problemas. Estamos programando para aquela área, um estacionamento. Perdemos 900 vagas. Sendo cem para deficientes. Segundo: a segurança. Quem me garante que os barra bravas não buscarão estes entulhos para fazer agressões? E o terceiro, a estética. O Beira-Rio está localizado num dos lugares mais bonitos de Porto Alegre. Não é o que mais preocupa (a estética), mas isto tem de ser levado em consideração também – disse o prefeito José Fortunati em entrevista ao Gaúcha Atualidade transmitido direto do estádio colorado.

Leia também:

Prefeitura fará mutirão para obras no entorno do Beira-Rio

Continua depois da publicidade

Apesar do atraso, CEEE garante energia no Beira-Rio

Para o executivo-chefe do COL, Ricardo Trade, um dos pontos positivos que pôde ser percebido no teste deste sábado foi a operação do estádio. Mas ele também citou o entorno como preocupação:

– Eu não tenho muita preocupação até porque o estádio sempre foi no mesmo lugar e já havia uma experiência de operação no local. O que nos preocupa, é claro, são as obras do entorno estarem prontas. E o entorno imediato do estádio que o Inter já se comprometeu a resolver.

O presidente da comissão de obras do Beira-Rio, Max Carlomagno, afirmou que o presidente do Inter, Giovanni Luigi, “tem conversado diariamente com a Andrade Gutierrez” para a remoção dos entulhos. Segundo Fortunati, o clube já foi informado sobre a responsabilidade de deixar a área limpa.

Continua depois da publicidade

– Nós já notificamos o Inter sete vezes. Para nós, está bem claro que o Inter e a Andrade Gutierrez são os responsáveis. Nós vamos buscar todas as formas para que isto aconteça.

Trade afirmou que a área tem de estar pronta na “entrega das chaves do estádio, em 21 ou 22 de maio”. A data à qual o executivo se refere é a que a Fifa assume a operação do Beira-Rio. A expectativa é que as estruturas temporárias estejam prontas para a instalação.

A um mês da Copa, veja como está o viaduto Pinheiro Borda: