Com o início da pandemia de coronavírus, diferentes palavras e termos começaram a fazer parte do vocabulário brasileiro, entre elas “entubada” ou “intubada”. A palavra chama a atenção pelas diferentes formas de ser escrita. Mas afinal, qual é o jeito correto de escrever?
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O termo significa, de acordo com o Dicionário Michaellis “introduzir tubo em canal ou cavidade de paciente”. A prática se tornou comum durante a pandemia de Covid-19 pois muitos pacientes precisaram do método nas UTIs de tratamento da doença.
Ainda segundo o dicionário, o termo correto é escrito com a letra “e”, entubar”, no entanto, as duas formas de escrever estão corretas pois a medicina utiliza a palavra dos dois jeitos.
Entubar ou Intubar?
Entubar
O dicionário Priberam aponta três principais significados para o verbo entubar:
Continua depois da publicidade
1) Dar ou tomar a forma de tubo.
2) Pôr dentro de um tubo
3) Introduzir um tubo por um canal ou uma cavidade natural, geralmente pela traqueia, para permitir a circulação de ar, ou através do esôfago, para permitir alimentação ou esvaziar o conteúdo do estômago.
> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre
Intubar
Ainda de acordo com o dicionário Priberam, o termo intubar é apontado com um significado semelhante.
1) Introduzir um tubo por um canal ou uma cavidade natural, geralmente pela traqueia, para permitir a circulação de ar, ou através do esôfago, para permitir alimentação ou esvaziar o conteúdo do estômago.
> Veja mapas e dados da vacinação por cidade
Qual das duas palavras utilizar?
Se a intenção for descrever o procedimento médico em si, de introduzir um tubo pela traquéia para facilitar a respiração do paciente, a sugestão é dar preferência a intubar – por ser a palavra mais específica que descreve o termo.
Continua depois da publicidade
> Efeitos colaterais da vacina contra Covid-19
O que é a entubação/intubação?
O recurso médico ficou mais comum com o agravamento da pandemia de Covid-19. A técnica consiste na introdução de um tubo da boca até a traquéia, criando uma via aberta até o pulmão, garantindo que o paciente consiga ter acesso ao ar a partir de um respirador mecânico, que faz a função dos pulmões até que eles se reestabeleçam da doença.
Qual a diferença entre as vacinas?
Leia também
Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Quando acaba o inverno de SC em 2021
O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina