Com 2,8 mil habitantes, o pequeno município de Entre Rios, no Extremo Oeste de Santa Catarina, é o primeiro no Estado em número de casos de coronavírus per capita. São 267 casos para cada 10 mil habitantes, segundo dados do Painel do Coronavírus. No total, a cidade já confirmou 98 contaminações por Covid-19 e uma morte desde o início da pandemia. Essa crescente fez com que a prefeitura decretasse estado de calamidade pública nessa segunda-feira (1º).
Continua depois da publicidade
Durante os próximos 10 dias, todos os serviços considerados não essenciais estarão fechados. Assim, somente ficam abertos os mercados, as farmácias e os postos de combustível, além de estabelecimentos públicos de saúde e segurança. Os serviços retornam no dia 11 de junho, segundo informou o prefeito Jurandi Dell Osbel.
– De uns dias para cá foi aumentando os casos, então tomamos novas providências. Segunda-feira passada (25), já paramos o comércio, mantendo mercados, farmácias e postos de gasolina e também pedindo para o pessoal ficar em casa e usar máscaras. Hoje (1º), fiz outro decreto que fecha o transporte, fecha a prefeitura e mantém a saúde atendendo 24h – explicou.
A disseminação do vírus, segundo o prefeito, ocorre especialmente pela falta de cuidados da população, já que todas as medidas que cabem ao governo municipal teriam sido tomadas desde o início da pandemia, como o fechamento total dos serviços durante 15 dias, quando foi confirmada a presença do vírus no estado e o distanciamento mínimo entre as pessoas, acompanhado de outros cuidados com higiene e uso de máscaras, quando as atividades voltaram a funcionar:
– Decretei calamidade pública hoje, porque não estavam respeitando as orientações como deveriam. Agora vamos atuar com mais fiscalização, tanto da vigilância sanitária, como da polícia, conforme foi conversado hoje com o Comando da PM.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
> Painel do Coronavírus: mapas e gráficos mostram o avanço da doença