Italianos, espanhóis e portugueses foram os primeiros a chegar ao lugarejo que, mais tarde, passaria a se chamar Cerro Negro. A data marca 1880 e o primeiro nome pelo qual as terras foram batizadas foi Freguesia de São Francisco do Cerro Negro.
Continua depois da publicidade
As primeiras famílias, Albino, Silva, Schemes e Pucci, ainda têm seus descendentes morando no município. O nome Cerro Negro deu-se devido a dois grandes morros existentes no município, os quais, com as matas nativas e pinheiros araucárias, produziam uma sombra escura que visto à distância simbolizava o preto.
No início o gado era a principal fonte de economia e, com o passar dos anos, o cultivo do milho e feijão foram ganhando espaço. Porém, para implantação das novas culturas, a extração das araucárias foi inevitável. Foi o ciclo da madeira (1961), com a implantação de 12 serrarias e 16 depósitos de madeira.
Com as famílias instaladas sentiu-se a necessidade de promover atividades que envolvessem seus moradores, e foi aí que surgiram as corridas e montarias em animais xucros ou indomáveis. Logo depois vieram as laçadas, conhecidas por torneios de laço, e as carreiras, disputadíssimas pelos jóqueis que percorriam alguns metros a fim de ganhar a corrida, pois existiam apostas dos moradores. Mais tarde, o futebol de campo, o futsal e os torneios de laço se tornariam as principais atividades dos moradores.
Com o passar dos tempos houve a necessidade de emancipação político-administrativa, que ocorreu no dia 26 de setembro de 1991. De lá para cá, seis administradores passaram pelo município, e hoje a realidade dos habitantes está se modificando. O desenvolvimento é visível, a agricultura familiar é a principal economia e fonte de renda, o que garante a permanência das famílias no meio rural com acesso a uma educação de qualidade, saúde e qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
A falta de emprego, principalmente para os jovens, ainda é o grande problema enfrentado pelos moradores do município. Parte da nossa juventude migrou para outras cidades em busca de trabalho, porém, com os incentivos na agricultura familiar, esses jovens têm maiores perspectivas de vida e permanência no município.
Sirlei Kley Varela, prefeita
“Aqui residem pessoas que buscam, a cada amanhecer com um sorriso no rosto, uma vida melhor.”
:: Saiba mais
? População: 3.503 habitantes
? Localização: Serra Catarinense, a 70 km de Lages
? Área: 416,78 km²
? Emancipação: 26/09/1991
? Característica: Agricultura familiar
? Atrativos: Festa do Mel, Festa da Agricultura Familiar, Fórmula 1 da Roça,
? Pontos turísticos: Gruta Linda Vista em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Águas Santas Nove de Maio
? Curiosidades: A Fórmula 1 da Roça ocorre durante as festas do município e caracteriza-se por corridas de carroças guiadas por bois, eventos que atraem grande público;
Continua depois da publicidade