O técnico da seleção alemã Joachim Löw tinha feito uma pré-lista com 27 jogadores, mas depois da derrota para a Suíça, sábado, por 5 a 3, ele fez algumas mudanças para a lista definitiva para a Eurcopa 2012 (na Ucrânia e na Polônia), divulgada nesta segunda-feira, na Alemanha. Uma delas é a não convocação do brasileiro naturalizado alemão Cacau.

Continua depois da publicidade

Uma das curiosidades é a presença de 11 meio-campistas contra apenas dois atacantes – Mario Gomez e Miroslav Klose. Muito devido ao esquema do time, focado no meio e com ataques em bloco. Götze, Podolski e Müller são exemplos de meio-campistas que chegam com facilidade e frequência ao ataque. Os dois primeiros, principalmente, são considerados meia-atacantes, mas não raramente atuam bastante adiantados.

Além de Cacau, do Stuttgart, Löw cortou Draxler (meio-campo de apenas 18 anos do Schalke 04), Stegen (goleiro do Borussia Mönchengladbach, que levou os cinco gols da Suíça), e Sven Bender (do Borussia Dortmund).

A Alemanha está no Grupo B, ao lado de Portugal, Holanda e Dinamarca. A estreia é contra a equipe de Cristiano Ronaldo, dia 9 de junho.

Confira a lista de convocados da Alemanha para a Eurocopa:

Continua depois da publicidade

Goleiros: Neuer (Bayern Munique), Wiese (Werder Bremen) e Zieler (Hannover);

Defensores: Badstuber, Jérôme Boateng e Lahm (Bayern Munich), Höwedes (Schalke 04), Hummels e Schmelzer (Borussia Dortmund) e Mertesacker (Arsenal);

Meio-campos: Lars Bender e Schürrle (Bayer Leverkusen), Kroos, Müller e Schweinsteiger (Bayern Munique), Özil e Khedira (Real Madrid), Reus (Borussia Mönchengladbach), Götze e Gündogan (Borussia Dortmund) e Podolski (Colônia);

Atacantes: Gomez (Bayern Munique) e Klose (Lazio)