A menos de um mês para o início da Copa das Confederações, um verdadeiro canteiro de obras cerca o estádio Castelão, com homens e máquinas trabalhando em três turnos para concluírem, até o dia 15 de junho, um túnel que passará ao lado do estádio e parte da ampliação da principal via de acesso a praça esportiva, a Avenida Alberto Craveiro, cuja obra ainda está pela metade.

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Outras três avenidas que dão acesso ao estádio também estão em obras – a mais adiantada, avenida Paulino Rocha, tem só 38% dos trabalhos concluídos. A mais atrasada é a Via Expressa, onde haverá três túneis e três viadutos: só 5% executados, sendo que a obra começou no início do mês.

Mesmo diante dos números acima, a prefeitura de Fortaleza garante: os prazos serão cumpridos.

– A meta assumida foi de garantir o acesso ao Castelão até a Copa das Confederações. Esta meta ainda está mantida e será cumprida – afirma o titular da Secretaria Especial da Copa do Município (SecopaFor), Domingos Neto.

Para evitar maiores transtornos durante os jogos do evento teste, no próximo mês de junho, a gestão municipal já anunciou que decretará feriado nos dias 19, 23 e 27, quando ocorrerão, respectivamente, os duelos entre Brasil e México, Nigéria e Espanha, e a semifinal entre o líder o Grupo B e o vice do Grupo A.

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– Serão criados bolsões de estacionamento com linhas de ônibus gratuitas para os torcedores com ingressos para os jogos, já que o acesso de veículos será proibido nas “fan walks” – diz o secretário.

Maioria das obras na cidade ficou para 2014

Diante dos atrasos das obras de mobilidade urbana na Capital cearense, tendo em vista os problemas enfrentados ainda na gestão municipal passada – quando a empresa Delta abandonou as obras e a prefeitura teve que reabrir um novo processo licitatório, vencido pela Serveng Engenharia -, a maioria das obras só deverão ser concluídas no próximo ano.

Em meio a tantos atrasos, a atual gestão municipal acredita que a cidade não perderá muito, no que se refere a legado.

– Conseguimos manter os recursos para as obras da Via Expressa, por exemplo. Fortaleza não perderá nada – justifica Domingos Neto.

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Os 18km de corredores de ônibus (BRT), as estações de metrô, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além das obras nas avenidas de acesso, só deverão ficar prontos na Copa de 2014. Diante dos imprevistos e atrasos, as despesas com tais obras já passam dos R$ 500 milhões. De acordo com o Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União, houve um aumento de 23% no valor previsto na Matriz de Responsabilidade de 2010.

Os gastos que inicialmente foram orçados em R$ 464 milhões passou para a casa dos R$ 570,3 milhões. As duas obras responsáveis por tal aumento foram: a Via Expressa, que de R$ 53,6 milhões passou a custar R$ 151,60 milhões; e, o VLT, que subiu de R$ 265,5 milhões para R$ 273,8 milhões.