O balanço dos resultados é apontado como positivo para região, de acordo com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs). Foram eleitos dois deputados estaduais de Jaraguá do Sul e os três deputados federais que receberam mais votos na região foram eleitos, garantindo representatividade na Câmara.

Continua depois da publicidade

Segundo o presidente da Amvali, Lauro Fröhlich, a população do Vale do Itapocu mostrou um envolvimento nas eleições para mudar e melhorar a realidade do país. Já o presidente da Acijs, Paulo Mattos, acrescenta que a população escolheu candidatos que não apontavam como favoritos nas pesquisas.

– Acredito que a população está se mostrando independente das pesquisas. Segue o que acha correto e consegue eleger candidatos – destaca Mattos.

Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o Vale do Itapocu dobrou sua representação com Carlos Chiodini (PMDB) e Vicente Caropreso (PSDB). Segundo Mattos, essa maior participação vai ajudar a trazer investimentos para região.

Continua depois da publicidade

– Temos diversas pautas que encaminhamos para os deputados. Entre elas, a duplicação da BR-280. Outras relacionadas a saúde, educação e segurança.

Em relação aos 16 deputados federais catarinense eleitos, o Vale do Itapocu ajudou eleger os três mais votados: Mauro Mariani (PMDB), Marco Tebaldi (PSDB) e Esperidião Amin (PP).

– Os candidatos eleitos têm propostas voltadas para nossa região. Por isso, mesmo que não tenhamos elegido alguém da região, teremos nossos pedidos contemplados – afirma Fröhlich.

Continua depois da publicidade