Na manhã desta terça-feira foram conhecidas as ações da campanha “Vote Certo. Vote em Joinville”. Representantes de entidades empresariais, da sociedade e do poder público se reuniram para apresentar a campanha. No cronograma está a realização de palestras em escolas, shoppings e universidades, além de mutirões para realizar a confecção e a transferência de título eleitoral.

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Segundo o presidente da ACIJ, Mario Cezar de Aguiar, quatro grandes empresas da cidade já confirmaram participação nos mutirões. A ideia é elevar o número eleitores na cidade, passando dos atuais 378 mil inscritos para 400 mil.

A campanha não é inédita em Joinville, mas desta vez o foco se concentra em dois públicos: os migrantes – pessoas que vieram de outras cidades – e os jovens de 16 e 17 anos.

Com o slogan “Você escolheu Joinville. Agora Joinville escolhe você”, a campanha quer mostrar aos migrantes a importância que o voto deles tem para a cidade. Já para os jovens, a proposta é uma campanha mais digital, voltada para as redes sociais, procurando despertar nesse público a vontade de votar. Para o juiz de direito Yhon Tostes, é preciso despertar a consciência desses jovens sobre a importância do voto para a sociedade.

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– Precisamos alcançar esses jovens, pois nós só construiremos um país melhor se eles [os jovens] tiverem o título nas mãos.

A Justiça Eleitoral estima que a cidade tenha cerca de 18 mil jovens com idade entre 16 e 17 anos. Com relação aos migrantes, a estimava é de que representem 5% do eleitorado, aproximadamente 18 mil pessoas.