A ideia da possível criação de um Ministério da Pequena e Média Empresa, anunciada pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é bem vista pela Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme), maior entidade do segmento na América Latina. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A Ajorpeme destaca que tem mais de 2 mil associados e, atualmente, a principal demanda de parte destes empresários é a correção dos limites do Simples Nacional, com o valor de faturamento igual desde 2006. 

Conforme a presidente da entidade, Cintia Ebert Huang, a Ajorpeme também quer a mudança do sublimite para estados, municípios e atualização regular e periódica destas faixas, além de atenção especial para a reforma tributária, que está para ser votada no Senado. 

Já o vice-presidente institucional, William Holz, que neste mês esteve em Brasília (DF) conversando com senadores, acredita que a reforma no Congresso pode prejudicar os prestadores de serviços e empresas que optam pelo Simples Nacional.

Continua depois da publicidade

— Isso pode ocorrer pelo aumento da carga tributária, aumento da burocracia ou pelo fato da apropriação de créditos ser menor por quem consome de empresas que optam pelo sistema simplificado de tributação — afirma. 

As declarações de Lula foram feitas nas redes sociais da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). Se confirmada, será a 38ª pasta do atual governo. O presidente destacou a importância dos empregos com carteira assinada, mas complementou que muitos brasileiros são ou desejam ser empreendedores. Por isso, conforme ele, há a necessidade de um ministério para tratar de políticas públicas para esse público.

— O cara que quer empreender é um trabalhador. Ele tem que ser levado em conta, ele quer cuidar da sua família, isso é muito bom para o país — disse. 

Além disso, Lula afirmou querer valorizar os empreendedores individuais, cooperativas, pequenas e média empresas.

Continua depois da publicidade

— Ela gera 60% ou 70% do emprego deste país. Quanto melhor estiver a pequena empresa, melhor está a grande empresa, melhor está o salário, melhor está a vida do povo — destacou o presidente.

Leia também

Como porto de SC parou de mandar lixo para aterros e distribui adubos para plantações

Prisões de SC são alvo de denúncias de tortura e condições insalubres

FOTOS: Conheça todos os pratos e sobremesas do Festival Gastronômico de Joinville