O Enterro da Tristeza completa 60 carnavais nesta quinta-feira (8), quando o Bloco S.O.S. sai pelas ruas de Florianópolis. Neste ano, a festa promete ser a maior já realizada pelo grupo. Serão quatro trios elétricos, um a mais do que no ano passado. A expectativa é que 50 mil pessoas participem da folia.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A concentração começa às 14h, na Av. Hercílio Luz, esquina com a Av. Mauro Ramos, com shows da banda A Voz do Samba e do cantor Vivinho. O desfile sai às 19h30, ao som da Banda do Zé Pereira do Ribeirão da Ilha, em direção à Praça Fernando Machado.
Outra presença confirmada no bloco são os famosos personagens do Enterro da Tristeza: Defunto, Viúva, Morte e Coveiro. Eles estarão sobre o tradicional carro alegórico em formato de caixão, todo decorado com referências fúnebres e itens como um caixão, velas e coroas de flores. A ideia é que os foliões “enterrem” as mágoas do ano que passou.
— A gente chega a 2024 cada vez mais empolgando e feliz por não deixar morrer a mais antiga tradição do Carnaval de Florianópolis — explica José Roberto Jacques, presidente e coordenador do Bloco S.O.S.
Continua depois da publicidade
O Bloco S.O.S., que pertence à Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina (AFESSC), organiza o Enterro da Tristeza desde 1995. Antes, a folia foi comandada por diferentes entidades. Começou no Clube Paineiras, em 1964, e passou pelo Clube Ipiranga do Saco dos Limões e, depois, pela Boate Dizzy.
Alterações de trânsito para o Enterro da Tristeza

Cinquenta seguranças e a Guarda Municipal estarão dando apoio ao evento. A Prefeitura fará alterações de trânsito. Veja o que está programado:
- Fechamento do acesso de veículos da Av. Mauro Ramos para a Avenida Hercílio luz. Esse ponto poderá ser liberado, assim que o final do bloco passar pela Rua Emílio Blum, onde o trânsito será desviado para essa rua;
- Caso houver grande quantidade de pessoas no bloco, e for necessário bloquear os dois sentidos da Av. Hercílio Luz, o trânsito será desviado para Rua Anita Garibaldi;
- Assim que o bloco acessar por completo a Rua Anita Garibaldi, a Avenida Hercílio Luz deverá ser liberada;
- Quando o bloco estiver chegando a Praça XV de Novembro, o trânsito será desviado para a Rua Vidal Ramos;
- Todos os acessos a Praça XV de Novembro serão bloqueados, quando o bloco estiver chegando a Praça;
- Após a chegada do bloco a Praça Fernando Machado, permanecerá somente o desvio da Rua Arcipreste Paiva com a Rua Ten. Silveira.

Leia também
Como fica o trânsito em Florianópolis durante o Carnaval 2024
Conheça as mulheres que são protagonistas no território do samba em cidades de SC
Berbigão do Boca arrasta multidão na abertura do Carnaval de Florianópolis