O enterro da Rainha Elizabeth II ocorre nesta segunda-feira (19), na Inglaterra, 11 dias depois de sua morte. É a primeira vez que uma rainha tem o funeral com transmissão ao vivo pela televisão. A cerimônia começa às 7h, no horário de Brasília, na Abadia de Westminster, e reúne cerca de 2 mil convidados; entre eles, líderes e diplomatas de quase todos os países.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Acompanhe ao vivo
A cerimônia teve início por volta das 6h40 (horário de Brasília), quando o caixão foi levado da plataforma onde era exibido desde a quarta-feira (14) – e onde foi visitado por milhares de britânicos – até a carruagem da Marinha Real.
O trajeto entre o Salão de Westminster a abadia de mesmo nome foi liderado por quase 150 marinheiros, e seguido pelos filhos da rainha, o rei Charles 3º e seus irmãos, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward, e os filhos do rei, os príncipes William e Harry. Todos usavam uniformes militares, menos Andrew e Harry, afastados da monarquia.
Justin Bieber tem mansão invadida, polícia é acionada, mas homem foge
Continua depois da publicidade
Ao chegar na Abadia de Westminster, juntaram-se ao cortejo a rainha consorte, Camilla; a esposa de William, a princesa Kate; e os filhos mais velhos do futuro herdeiro do trono, o príncipe George e a princesa Charlotte.
Durante o sermão, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja Anglicana, elogiou a vida da rainha, dedicada durante sete décadas a seu povo.
— As pessoas que amam servir são raras em qualquer âmbito da vida. Líderes que amam servir são ainda mais raros. Mas em todos os casos, aqueles que servem serão amados e recordados, enquanto aqueles que se apegam ao poder e aos privilégios são esquecidos — disse Welby.
O Coral da Abadia de Westminster e o Coral da Capela Real entoaram seus cânticos para os quase 2.000 participantes, incluindo centenas de governantes e monarcas do mundo, do presidente americano Joe Biden ao brasileiro Jair Bolsonaro, passando pelo rei da Espanha, Felipe VI, ao imperador do Japão, Naruhito.
Continua depois da publicidade
Chamado de “Bill Clinton de Floripa”, Gean tem nova derrota na Justiça Eleitoral
Como em procissões anteriores, o caixão foi coberto por uma bandeira com o estandarte real e um arranjo de flores. Desta vez, colhidas nos jardins do Palácio de Buckingham, Clarence House e Hilgrive House, e feito de maneira sustentável a pedido do rei Charles, historicamente engajado no ativismo ambiental.
Ao final da procissão, o corpo de Elizabeth II foi levado a um carro fúnebre para o transporte até Windsor, 40 km ao oeste da capital e onde fica o famoso castelo de mesmo nome que será a última morada da rainha.
Cronograma
O caixão da rainha chegou ao Castelo de Windsor às 11h. No local, o caixão passou pelos amados corgis da rainha e foi conduzido à Capela de St. George. Nesta igreja do século XV, conhecida por ter sido cenário dos últimos casamentos reais, foi organizada mais uma cerimônia religiosa com 800 convidados, incluindo funcionários que trabalhavam para a rainha.
No local, a corona, o orbe e o cetro, símbolos da monarquia, serão retirados do caixão e colocados sobre o altar. O funcionário de maior alto escalão da Casa Real, Lorde Chamberlain, quebrará sua “vara de comando” e a colocará sobre o caixão, simbolizando o fim do reinado de Elizabeth II.
Continua depois da publicidade
Catarinense vence o Miss Brasil Plus Size 2022 na categoria Curvy
Depois, em uma última cerimônia privada, reservada aos familiares mais próximos, a rainha será sepultada no “Memorial George VI”, um anexo onde foram enterrados seus pais e as cinzas de sua irmã Margaret.
No final, às 15h30, o caixão da rainha é colocado no cofre real, enquanto um flautista toca um lamento. Para encerrar o culto, o arcebispo de Canterbury pronuncia a bênção e toda a congregação volta a cantar “Deus Salve o Rei”.
O caixão de seu marido, o príncipe Philip, será enterrado ao lado dela, depois de ser transferido da cripta real, onde está desde sua morte em abril de 2021.
*Ivan Finotti e Anna Cuenca
Leia também
Quem é o sucessor da Rainha Elizabeth II? Confira o que dizem as regras
Continua depois da publicidade
FOTOS: Rainha Elizabeth II no Brasil teve carreata, política e encontro com celebridades
Como ficam notas e moedas de libra que têm o rosto da rainha após morte de Elizabeth II