Um dos grandes objetivos de muitas pessoas no verão é conseguir uma pele bronzeada. Tanto que existem diversas crenças populares que envolvem o bronzeamento. Indo desde produtos pouco convencionais para passar na pele, até a ideia de que a água salgada do mar pode ajudar a bronzear o corpo de forma mais rápida e mais uniforme. Mas, isso é um mito.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
A água do mar ajuda a bronzear?
Em suma, a resposta é não. Muita gente acredita que a osmose da água salgada e a pele ajuda no bronzeado, mas isso não é verdade. Segundo a dermatologista Flávia Ravelli, em entrevista para o UOL, a osmos não muda em nada. A única coisa que interfere no bronzeamento são os raios ultra-violeta do sol.
O que de fato acontece é que os raios UVA e UVB não incidem apenas de cima, mas também refletem na areia e no mar. Por isso dá a impressão de que estando na água o bronzeamento causa mais efeito. Mas no fim das contas, não há interferência.
Além de tudo, se bronzear logo após entrar no mar apresenta riscos. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia e o Ministério da Saúde, após o banho de mar, se perde o efeito do protetor solar, sendo necessário uma reaplicação.
Continua depois da publicidade
O que é Osmose?
Mas afinal, o que é osmose e qual o motivo de acreditar que isso ajuda no bronzeamento? De acordo com o site Educa mais Brasil, a Osmose é um processo físico quimico que leva a água de um meio hipotônico para um meio hipertônico. No caso do sal do mar, a pele é hipotônica e o sal é o meio hipertônico que leva a água, ressecando assim.