Após a rede social X, o antigo Twitter, indicar um representante legal no Brasil nesta sexta-feira (20), os usuários estão na expectativa para saber quando a plataforma volta a funcionar no país.  No entanto, o cumprimento da medida não significa o retorno imediato da mídia no território brasileiro. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Ter um representante legal no Brasil era uma das exigências do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, quando mandou suspender o acesso à plataforma no dia 30 de agosto. O X, alegando perseguição por parte do ministro, fechou seu escritório no país em 17 de agosto, passando a ficar sem alguém que respondesse aqui pela empresa.

VÍDEO: Em momento histórico, carro voador faz primeiro voo no Brasil

Contudo, além da escolha de um representante, Moraes apontou outros dois motivos para suspender a rede social: 

Continua depois da publicidade

  1. A insistência do X em, apesar de ordens judiciais, bloquear perfis que divulgavam mensagens criminosas ou antidemocráticas;
  1. O não pagamento das multas aplicadas ao X por manter essas contas no ar. 

Dessa forma, algumas medidas estão sendo tomadas pela plataforma para que a rede social volte a funcionar no Brasil. Nesta quinta-feira (19), por exemplo, usuários com acesso ao site indicaram que algumas contas começaram a ser suspensas.

Em relação ao pagamento das multas, Moraes determinou o bloqueio de bens do X e da Starlink, empresa também ligada ao bilionário Elon Musk e, em seguida, a transferência de R$ 18,3 bilhões em ativos das empresas para a conta da União. 

A advogada Rachel de Oliveira Villa foi a indicada pelo X para ser a representante legal da rede social no Brasil. Ela era a representante legal quando o escritório foi fechado. No entanto, até a última atualização da reportagem do g1, o STF não havia confirmado a informação. 

Continua depois da publicidade

Assim, o X deve voltar a funcionar no país quando o STF entender que todos os requisitos mencionados acima foram preenchidos e divulgar uma nova decisão sobre o funcionamento da plataforma no Brasil.

Uma decisão do tribunal não deve sair no fim de semana e novos desdobramentos terão que aguardar pelo menos o início da próxima semana.

Leia mais

X usou “escudo” para voltar a funcionar no Brasil, dizem provedores de internet

“Parece que saí do coma”: Volta do X gera memes e se torna um dos assuntos mais comentados