Quem pensa em Santa Catarina logo lembra das praias, das belas paisagens e dos diversos climas daqui – do calor intenso do verão no litoral ao frio de rachar da neve da Serra durante o inverno. Mas, cada vez mais, outros atrativos têm chamado a atenção de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo que buscam conhecer o Estado além dos pontos turísticos. Festas consagradas e manifestações culturais, como a Oktoberfest, e os festivais gastronômicos batem recordes de público a cada ano e são experiências únicas daqui e se posicionam como experiências tipicamente catarinenses.
Continua depois da publicidade
– Florianópolis integra a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, no tema gastronomia. Nossas cervejas artesanais que já são produzidas por quase todo Estado consolidam Santa Catarina como Destino Cervejeiro. É claro que nossos vinhos são outra marca emblemática, sendo produzidos principalmente na Serra e em regiões de altitude, além do Vale do Rio do Peixe. – diz Carlos Henrique Ramos Fonseca – Diretor Superintendente do Sebrae/SC.
Com riquezas culturais e naturais, o Estado oferece opções para todos os públicos:
– O que faz Santa Catarina ser tão procurada não é somente suas belezas naturais, mas também a pluralidade geográfica e cultural, expressas nas diferentes paisagens, climas, festas típicas, gastronomia, manifestações populares e povo acolhedor, que proporcionam diferentes experiências – explica Fonseca.
Continua depois da publicidade
Novas formas de Viver SC
Conhecer um lugar por meio de experiências é uma tendência que vem se fortalecendo mundo afora e caindo no gosto de quem procura ir além dos pontos turísticos. Hoje, o foco está também em participar da vida e da rotina das cidades.
– Essa tendência incorpora vivência e emoção. O objetivo é interagir e se envolver com as comunidades locais, aprender novas atividades e explorar o ambiente e a cultura com vários dos seus sentidos – completa Fonseca.
Verão em foco
Se no inverno catarinense os destinos que mais se destacam são os de frio e serra, no verão, a atenção se concentra no litoral. Quem vai a Florianópolis, além de curtir as inúmeras praias e trilhas da Ilha, pode escolher entre atrações culturais, gastronômicas e de lazer para preencher os dias de verão e ter uma experiência completa em todos os sentidos.
Durante os meses mais quentes do ano, a cidade se prepara para oferecer a moradores e visitantes oportunidades de curtir os dias longos de calor em lugares estratégicos, de forma gratuita, em família ou entre amigos, de dia ou a noite. A programação inclui fins de tarde na beira da praia com música ao vivo, sunsets de jazz, cinema ao ar livre, contação de histórias para crianças, baladas e shows.
Continua depois da publicidade
Destino de balada
Para quem tem muita energia para gastar, a programação se estende de Floripa até Balneário Camboriú, cidades que têm se tornado referência nacional em música eletrônica e onde as baladas só acabam depois do amanhecer.
– Floripa hoje é um berço de tendência na música eletrônica, onde DJs lançam suas músicas em primeira mão e elas se tornam tendência em todo o Brasil nesse segmento, já que a cidade reúne uma concentração muito grande de formadores de opinião e influenciadores a cada temporada – André Sada, sócio do Grupo ALL, que possui investimentos em importantes empreendimentos no ramo de entretenimento nacional, como o Music Park Jurerê Internacional.
Em Balneário Camboriú, o terreno da música eletrônica se fortalece cada vez mais, com casas reconhecidas mundialmente como referência no segmento. É o caso da Green Valley, que frequentemente recebe o label de número 1 do mundo por conseguir não apenas seguir tendências, mas também ditá-la, mesclando doses de novidades e doses de tradição que consagram o clube como uma das primeiras opções de entretenimento no litoral catarinense para quem curte música eletrônica.
Quer saber a melhor forma de curtir o verão em Santa Catarina? Confira aqui a agenda dos principais eventos gratuitos e pagos do litoral.
Continua depois da publicidade