O Instituto do Meio Ambiente (IMA) não fará nesta semana a coleta da qualidade da água nas praias de Santa Catarina para definir a balneabilidade, como é feito habitualmente nas quartas, quintas e sextas-feiras. O motivo, segundo o órgão, foram as fortes chuvas que atingiram o litoral catarinense, que exigiu do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelas coletas de água, uma maior concentração do efetivo no auxílio às áreas afetadas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

De acordo com o IMA, as atividades serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (27), com a volta dos relatórios técnicos que indicam quais praias estão próprias e impróprias para banho. São 238 pontos monitorados pelo órgão, que vão desde o Norte do Estado, na Praia de Itapoá, até o Sul, na Praia de Passo de Torres.

Em alguns pontos, a amostra da água é recolhida mais de uma vez, como nas praias de Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Em Balneário Camboriú e nas praias do Norte da Ilha de Santa Catarina, a coleta é realizada três vezes por semana.

Última coleta realizada

Segundo o IMA, as coletas foram realizadas sem qualquer prejuízo entre os dias 13 e 15 de janeiro em todos os pontos monitorados. O último relatório técnico foi divulgado na sexta-feira (16), que indicou 163 pontos próprios e 75 impróprios em todo o litoral de Santa Cantarina. Em Florianópolis, são 25 pontos impróprios.

Continua depois da publicidade

O órgão reitera que, por causa das chuvas, alguns pontos não foram analisados no dia 16 de janeiro, data em que se concentrou o maior volume de chuva no Estado. As coletas não realizadas são em relação à terceira amostra feita em Balneário Camboriú e nas praias do Norte de Florianópolis. Também não foi realizada a segunda coleta em Itajaí, Navegantes, Penha e Governador Celso Ramos.

A explicação é a dificuldade enfrentada pelo Corpo de Bombeiros no transporte das amostras e nas faltas de energia elétrica que atingiram o laboratório em que é feita a análise. No entanto, todas as cidades passaram por pelo menos uma análise durante a última semana.

O IMA destaca, ainda, que o monitoramento de balneabilidade feito em Santa Catarina é “referência nacional, possuindo a segunda maior rede de pontos de coleta no Brasil e realizando o maior número de análises durante a temporada de verão”.

Orientação

O IMA orienta que os banhistas se baseiem nos dados mais recentes publicados no último relatório. Dos 87 pontos analisados em Florianópolis, 62 estão próprios, o que representa 71% das praias adequadas para banho na capital catarinense.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC é destino de quase metade dos turistas da região Sul neste verão, mostra pesquisa

Praia sensação em SC totalmente imprópria para banho já ganhou prêmio por qualidade da água