Uma ponte construída há dez anos em São Bento do Sul, no Planalto Norte de SC, nunca foi utilizada por nenhum veículo. A estrutura fica em uma rua sem saída na lateral da avenida Argolo e faz parte da obra do Contorno Norte do município, que nunca saiu do papel e ainda não tem data para começar.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo de São Bento do Sul, Ariel Poletto Stricker, a ponte foi construída em 2012, com investimento de R$ 293 mil. Ele conta que a obra é motivo de piada na cidade porque “liga nada a lugar nenhum”.

– Ela tem um motivo para estar ali porque faz parte do traçado do contorno, mas foi feita muito antes do previsto. Imagino que, na época, acreditavam que o processo ambiental seria mais rápido, mas demorou mais do que pretendiam – explica.

Stricker revela que a ponte é alvo de questionamento do Ministério Público de Santa Catarina. O órgão quer saber do município se a obra realmente será usada para o contorno e a prefeitura ainda prepara as respostas para o MP.

Continua depois da publicidade

O secretário antecipa que, apesar de não estar sendo usada, a ponte foi construída para resistir as intempéries durante a vida útil, por isso ainda será usada na obra do contorno. Ariel afirma que apenas haverá necessidade de manutenção prévia caso a estrutura apresente algum problema de construção.

Ponte fica em uma das pontas (no círculo em laranja) da obra do contorno
Ponte fica em uma das pontas (no círculo em laranja) da obra do contorno (Foto: Prefeitura, Divulgação)

Contorno Norte vai desafogar trânsito na região

O Contorno Norte de São Bento do Sul, do qual a ponte faz parte, também é conhecido como “Transpão”, já que em cada ponta do trajeto existe uma padaria. Ele conecta a lateral da avenida Argolo com a rua José Bayerl, passando pelos bairros Boehmerwald, Progresso e Centro.

A obra é dividida em dois trechos: 1,7 mil metros que serão abertos em meio a área de mata e 320 metros de via que serão reformados. Segundo Ariel, o contorno desafogará o trânsito e beneficiará os moradores da região.

No entanto, não há previsão para início das obras, apesar da expectativa do governo municipal de concluir toda a intervenção dentro do atual mandato. A estimativa é de sete meses de execução, após a emissão da ordem de serviço.

Continua depois da publicidade

Para isso, ainda é necessário concluir o licenciamento ambiental, que está em análise, além dos projetos básico e executivo da obra. A prefeitura também depende desses documentos para estimar o valor do contorno, que deve ficar acima de R$ 5 milhões. Os recursos do Plano 1000, do governo do Estado, poderão ser usados para bancar a obra.

Leia também:

Reforma de rodovia estadual em Joinville será dividida em lotes

Desvio no trânsito no Distrito Industrial de Joinville provoca filas

Prefeitura de Joinville tem proposta para implantação de rotatória

Como as “ilhas de calor” deixam as cidades de SC mais quentes