Um peixe gigante visto recentemente no México é conhecido por prever terremotos. A espécie, que pode alcançar até 11 metros, apareceu no Mar de Cortez, próximo a Cabo San Lucas, sendo atacado por tubarões e foi encontrada por pescadores esportivos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

O peixe-remo é da família Regalecidae, classe Actinopterygii (peixes sem escamas) e se alimenta de pequenos peixes, sendo presa principal dos tubarões. Também conhecido como “peixe-do-fim-do-mundo”, ou “monstro marinho” devido a aparência, vive nas profundezas do oceano e é assim chamado com base em crendices populares.

Segundo o jornal O Globo, a fama é baseada no folclore japonês, que sugere que esses peixes emergem à superfície antes de grandes desastres naturais, como terremotos e tsunamis. Em 2011, a crença ganhou força após o acidente nuclear de Fukushima, quando diversos relatos indicaram a aparição de vários animais da espécie na costa japonesa antes do desastre devastador.

Conheça ave exótica que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e é parente de dinossauros

Continua depois da publicidade

Apesar das lendas perdurarem por décadas, conforme o O Globo, cientistas alertam que não há provas concretas que os peixes-remo possam, de fato, prever terremotos. O que especialistas sugerem é que a espécie pode subir à superfície devido a mudanças nas correntes oceânicas, nas temperaturas ou quando estão doentes ou feridos.

Nos últimos meses, além do México, o animal também foi visto nas costas do Japão, México e Chile. 

Veja fotos do “peixe-do-fim-do-mundo”

Leia também

Vinícolas criam a primeira adega do Brasil no fundo do mar em SC

Os segredos do vinho catarinense que encantou Madonna durante turnê ao Brasil

Quem é o artista catarinense que fez quadro para Ana Maria e desenhou abadá do Carnaval da Xuxa