Diversos jogadores brasileiros estão se manifestando contra o gramado sintético desde a manhã desta terça-feira (18). O grupo de atletas conta com nomes importantes, por exemplo, Neymar, Philippe Coutinho, Thiago Silva, Bruno Henrique e Gabigol.
Continua depois da publicidade
Entenda por que os jogadores brasileiros estão se manifestando contra o gramado sintético
A publicação dos atletas critica o uso do gramado sintético nos estádios do futebol brasileiro. Além disso, pedem que os profissionais sejam mais ouvidos neste tipo de assuntos. O texto compartilhado também destaca a frase: “Juntos pelo espetáculo. Futebol é natural, não sintético”.
De acordo com o UOL, a publicação dos jogadores acontece próximo da realização do conselho técnico da Série A do Campeonato Brasileiro, quando os clubes definem os itens do regulamento da competição. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já soltou uma versão do documento, mas pode realizar alterações até um mês antes do início da competição, que começa em 29 de março.
Continua depois da publicidade
Confira fotos do Allianz Parque
O Palmeiras é um dos três clubes que utiliza gramado sintético no seu estádio. Por conta disso, o clube se manifestou nas redes sociais e afirmou que “não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais”.
Apesar da crítica dos jogadores, o uso do gramado sintético é permitido no Brasil, conforme o regulamento da CBF. Porém, existe a obrigação de seguir algumas regras e padrões propostos pela Fifa.
Continua depois da publicidade
Segundo informação do ge, uma mudança em relação ao uso aconteceu em 2024. Na ocasião, ficou definido que os times que mandam seus jogos em campos artificiais serão obrigados a liberar o acesso, caso o time visitante queira realizar um treino no local um dia antes do confronto. Porém, a medida vale apenas para o Brasileirão.














