Dois dos conhecidos murais que embelezam o Centro da cidade de Florianópolis e homenageiam figuras importantes do Estado devem desaparecer em breve. O prédio na rua Tenente Silveira que abriga os murais de Antonieta de Barros e Franklin Cascaes passará por obras estruturais, o que deve apagar os painéis.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O mural que representa Antonieta já está parcialmente apagado. O local apresentava alguns problemas, principalmente referente a infiltrações, e por isso foi necessário dar início à reforma, que apagou a pintura.
As mudanças já chamaram a atenção de quem circula pelo Centro, região que se tornou uma grande galeria de arte por conta das diversas pinturas em prédios.
Essa foi a terceira obra desse porte realizada na região, inaugurada em 2019. O painel tem 32 metros de altura e 9 metros de largura. O trabalho foi feito ao longo de dez dias pelos artistas Thiago Valdi, Gugie Cavalcanti e Tuane Ferreira.
Continua depois da publicidade
Artistas querem que murais sejam refeitos
No dia 29 de março, completou 72 anos da morte de Antonieta de Barros, primeira deputadas negra eleita no país. Gugie Cavalcanti destaca a relevância da figura de Antonieta e como foi receber a notícia de que a obra seria apagada.
— A Antonieta de Barros pra mim representa o futuro. Um futuro com possibilidades de realizar os nossos sonhos. E ver aquilo ali foi bem impactante, porque eu penso em tudo isso que perpetuou esse retrato. Um trabalho desses depende de muitas coisas, de apoio, de remuneração, investimento, é um trabalho que precisa bastante recurso. Mas com certeza a gente vai poder fazer ainda melhor — afirmou.
Os artistas envolvidos no projeto têm a expectativa de refazer a arte após as obras. Ainda não se sabe se seria a mesma pintura, ou uma nova, mas há um diálogo entre os artistas e os responsáveis pelo prédio para que o trabalho seja refeito, com os mesmos homenageados.
É o que também destaca Thiago Valdi, um dos artistas envolvidos no painel Antonieta e responsável pelo painel Franklin, em uma publicação nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
“Infelizmente (e inevitavelmente) dois dos painéis mais emblemáticos da cidade serão completamente apagados. Obras em homenagem aos gigantes Antonieta de Barros e Franklin Cascaes que iluminaram a cidade com suas cores e suas nobres mensagens de cultura e educação. Painéis que fazem parte do nosso dia a dia desde 2017, chegam agora num momento crítico: o apagamento. O motivo é a condição interna da parede devido ao tempo, infiltrações etc (como vocês sabem o tempo é implacável). Contudo minha mensagem às pessoas que admiram e apoiam essas artes é que vamos trazê-las de volta. Pois o legado de Antonieta e Cascaes merece esse destaque e esse espaço novamente”, destacou o artista.
*Com informações da NSC TV
Leia também
Quem é a primeira pesquisadora negra a atingir o nível mais alto do CNPq
FOTOS: Veja cidades turísticas que correm o risco de ficarem submersas