O verão costuma ser quente em Santa Catarina, mas o Estado tem registrado temperaturas históricas neste início do ano. No Oeste, os termômetros já passaram dos 40 ºC. O DC foi atrás de explicações para o calor intenso por tantos dias consecutivos.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Conforme o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Corrêa, o motivo para a essa onda de calor na América do Sul, que começou entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, e desde o último final de semana atinge Santa Catarina, é chamado de bloqueio atmosférico.
— No sul da América do sul, as condições do tempo não permitiram que as massas de ar frio, que não deixam as temperaturas subirem tanto, se deslocassem para nossa região. Os bloqueios sempre existiram, mas nos últimos anos estão aparecendo com mais frequência — explica o meteorologista.
Essa bolha de calor é sentida com mais intensidade no Extremo Oeste catarinense. A máxima registrada no Estado neste ano foi no dia 17 de janeiro, no município de Caibi: 40,8 ºC.
Continua depois da publicidade
Aquecimento Global pode ser uma das causas
Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, o calor forte no verão é normal para Santa Catarina, mas não acontece todos os anos porque pode ter algum fenômeno meteorológico atuando que deixa a estação mais amena.
No entanto, ele destaca que um período longo de temperaturas altas, com máximas absolutas muito acima do normal (o que está acontecendo agora) pode ser causado pelas mudanças climáticas.
— Aquecimento global e mudanças climáticas não são sinônimos. O primeiro é a causa, o segundo é a consequência. A causa é um fato científico. A temperatura do planeta sobe ano a ano. A consequência, mudanças climáticas, é que temos que avaliar. Por exemplo, essa onda de calor atual entre RS, SC, Argentina e Uruguai pode ser um indicativo? Me parece que sim — destaca Puchalski.
Leia também
Praias engolidas pelo mar e enchentes: SC terá fenômenos climáticos ainda mais intensos
Continua depois da publicidade
América do Sul é o 2º lugar mais quente do mundo nesta semana