Carolina Arruda, de 27 anos, foi diagnosticada com neuralgia do trigêmeo, descrita como a doença que causa “a pior dor do mundo”. A jovem começou a sentir dores na adolescência e não apresentou melhoras no quadro mesmo após tratamentos com remédios e cirurgias. Por este motivo, os médicos consideram o caso dela como refratário e atípico. As informações são do g1.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Atualmente, Carolina está internada na Clínica da Dor, na Santa Casa de Alfenas, onde passa por um processo gradual de tratamento. Ela deve implantar dispositivos para bloquear a dor até o cérebro. Na terça-feira (16), ela deixou a UTI da unidade após passar cinco dias para realizar exames e verificar a origem da dor.

O drama da brasileira que tem a pior dor do mundo e luta para fazer eutanásia

Ao g1, o neurocirurgião Marcelo Senna Xavier de Lima, médico que diagnosticou a estudante há 7 anos, disse que a doença acomete principalmente adultos e idosos na faixa etária de 50 a 80 anos.

Continua depois da publicidade

— É muito raro em jovem abaixo dos 30 anos, tem vários estudos, mas oscila entre 0,5% e 1,5% [dos casos], não mais que isso. A média é de 1%, então é uma situação bem rara mesmo — afirmou em entrevista ao g1.

O médico ainda acrescentou que o caso da jovem já é raro por si só pela idade dela, mas também por não responder aos tratamentos com medicamentos e aos “procedimentos invasivos” pelos quais ela foi submetida.

— Então, não obter resposta com tudo isso realmente é uma situação muito incomum — destacou.

O que é neuralgia do trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo causa dor intensa em toda a face, uma parte da cabeça e também da cavidade bucal. Normalmente, a dor vem de forma súbita, sem alguma causa definida, mas pode haver gatilhos: vento frio no rosto, mastigar ou até bocejar.

Mulheres a partir dos 50 anos são mais suscetíveis à condição, segundo o neurologista Wuilker Knoner Campos, presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. A estimativa de incidência no Brasil é de 4,5 a cada 100 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

Ela acontece quando a parede da artéria se desloca e encosta no nervo trigêmeo, dentro do crânio. Quando a artéria pulsa, ela machuca o nervo, causando a dor. Casos mais leves podem ser tratados de forma mais simples, mas situações graves exigem cirurgia para afastar a artéria e o nervo.

Veja fotos de Carolina

Leia também

Idosa morre ao ter braço arrancado por máquina industrial no Oeste de SC

Carro capota na Beira-Mar Norte, causa filas e deixa trânsito caótico em Florianópolis