A Lagoa da Jansen, um dos pontos turísticos de São Luís, no Maranhão, está tomada por aranhas. A infestação começou há cerca de um mês e, no local, as teias tomam conta das árvores, plantas e se espalham pelo capim e postes. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Uma reportagem do Jornal Nacional destacou que não é a primeira vez que o fenômeno acontece na cidade e que, de 2017 pra cá, já se repetiu pelo menos quatro vezes. Professores do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) explicam que essas aranhas são da família Tetragnatha, que possuem capacidade de construir grandes teias.
As aranhas mais perigosas do Brasil que são encontradas em SC
Além disso, explicam que a espécie é inofensiva e que esta invasão está associada, principalmente, à poluição.
Continua depois da publicidade
— Isso aqui é um fenômeno ambiental que, na minha visão, é consequência de um desequilíbrio da qualidade de água da lagoa. Quanto mais poluída a água, mais inseto nasce. Quanto mais inseto nasce, mais comida para as aranhas tem — disse o biólogo Maurício Mendonça em entrevista ao JN.
Os especialistas ainda pontuam que essa espécie se reproduz facilmente e que os ninhos podem ter cerca de 180 ovos cada. Em poucas semanas, os filhotes já têm a capacidade para se reproduzir. Para eles, este fenômeno deve durar ainda dois meses.
— A infestação das aranhas, eu acredito que agora vai entrar em declínio, porque o alimento dela reduziu, que são os mosquitos. Pode até ter outros mosquitos, mas não são suficientes para alimentar todas essas aranhas — diz Macário Rebelo, professor doutor do Departamento de Biologia e especialista em Zoologia.
Veja fotos do ponto turístico tomado por teias de aranha
Continua depois da publicidade
Leia também
O que fazer após picada de cobra venenosa e como prevenir acidentes
Com 137 confirmados, SC tem explosão de casos de Febre do Oropouche, a doença do maruim