Feijoada, brigadeiro, moqueca, pão de queijo, acarajé, coxinha, açaí… esses são alguns dos pratos típicos brasileiros e é bem provável que mais de um deles te deixe com água na boca só de pensar. Fortemente influenciada pela colonização portuguesa, pelos povos indígenas e pelos imigrantes vindos de diversos países, a culinária brasileira reflete a história do país e nos ajuda a entender a diversidade da nossa cultura. Por isso, essa cozinha será a homenageada da última edição da Confraria do Vinho Itapema de 2022, que será no dia 27 de dezembro, na Alameda Casa Rosa. Os ingressos já estão à venda pelo site

Continua depois da publicidade

Dentro do caldeirão cultural do Brasil, pode-se destacar a gastronomia como uma das principais contribuições. Dos povos africanos ficaram pratos como a feijoada, um dos mais conhecidos em todo o mundo. As tradições indígenas também seguem influenciando até os dias atuais – a farinha de mandioca é base de muitos preparos, principalmente no Nordeste e Norte do país. Os imigrantes europeus, vindos de países como Itália e Alemanha, também contribuíram para a diversidade das nossas tradições culinárias, especialmente na região Sul. Há ainda forte influência da imigração japonesa em lugares como São Paulo, sem falar no churrasco gaúcho, versão brasileira da famosa parrilla argentina e uruguaia. 

Mas a chamada gastronomia brasileira vai muito além de todas essas referências. No livro Formação da Culinária Brasileira – Escritos sobre a cozinha inzoneira, o pesquisador Carlos Alberto Dória comenta que “a ideia dessa miscigenação culinária, ou mistura entre ingredientes e técnicas de diferentes procedências, que se materializaria num cardápio partilhado pelos brasileiros, é uma abordagem simplista para uma realidade tão complexa”. O autor ainda defende que a influência francesa do século 19 também chegou ao Brasil – Paris já foi considerada a Capital do mundo, e o modo de comer à francesa teria influenciado o nosso país, criando novos hábitos das elites, que consumiam e copiavam o que vinha de fora como forma de status. Por muito tempo, o estrangeiro foi mais valorizado que o local. 

Apesar disso, hoje há um redescobrimento e valorização da cozinha brasileira. Na próxima edição da Confraria do Vinho Itapema, o menu vai homenagear a nossa rica culinária. Desde o nosso famoso brigadeiro, doce 100% brasileiro, até o delicioso pão de queijo, iguaria mineira inconfundível. Todos os pratos serão harmonizados com vinhos selecionados especialmente pela Decanter para o encontro.

A Confraria do Vinho Itapema é uma realização da Itapema FM e da Alameda Casa Rosa e conta com patrocínio de Piemonte Miragio Cacupé, Decanter, Escritolândia, Globo Nissan e Uniprime.

Continua depois da publicidade

Saiba mais

Confraria do Vinho Itapema 

Quinta edição: 27 de dezembro

Local: Alameda Casa Rosa 

Ingressos: confrariaitapema.com.br

Saiba mais no canal da Confraria Itapema no NSC Total.

Leita também

HQ narra história de personagem literário de Florianópolis

Neste natal, adote um bom velhinho na DIBEA

Palhoça: Saiba as vantagens de morar neste município da Grande Florianópolis