A empresa engarrafadora da Coca-Cola na Bélgica informou, nesta segunda-feira (27), que fez um recolhimento massivo de produtos na Europa devido a altas concentrações de clorato. A retirada diz respeito a latas retornáveis e garrafas de vidro de Coca-Cola, Sprite, Fanta, Fuze Tea, Minute Maid, Nalu, Royal Bliss. Com informações do O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os lotes afetados estavam em circulação desde novembro e foram retirados na Holanda, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, França e Luxemburgo. Todos os produtos estão indicados pelo “código de produção que varia de 328 GE a 338 GE”.
“Não temos números exatos, mas está claro que é uma quantidade considerável […] A maioria dos produtos afetados e não vendidos já foi retirada das lojas e continuamos tomando medidas para retirar os produtos que permanecem no mercado”, disse a Coca-Cola Europacific Partners Belgium à AFP.
A empresa pede para que os produtos não sejam consumidos, mas devolvidos ao ponto de venda para reembolso. O nível elevado de clorato foi identificado pela a empresa através de testes, feitos como parte do processo de controle.
Continua depois da publicidade
Problemas de saúde
O clorato, segundo o site da Comissão Europeia, vem de desinfetantes de cloro usados no tratamento da água e no processamento de alimentos.
A exposição prolongada ao produto pode causar problemas de saúde para crianças, especialmente aquelas com carência de iodo. Contudo, de acordo com o órgão, mesmo considerando os níveis mais altos, “a ingestão total em um único dia dificilmente excederá o nível recomendado para consumidores de todas as faixas etárias”.
Leia mais
Governo federal emite comunicado para todos os idosos acima de 60 anos
Bolo com arsênio: sogra relata ciúmes, apelido de “Naja” e diz que nora a copiava