A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negocia com a Conmebol para trocar os dois lugares que o Brasil tem direito na fase pré-Libertadores por uma sexta vaga direta à fase de grupos. A entidade entende que a mudança ajudaria na remodelação do calendário brasileiro. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Quem são os artilheiros da Libertadores 2025

O presidente da CBF, Samir Xaud, confirmou a informação ao jornal O Globo. A CBF enxerga a retirada dos clubes nacionais desta etapa da torneio como um dos caminhos para aliviar o excesso de jogos.

Atualmente, o Brasil tem direito a sete representantes no torneio. Cinco equipes se classificam de forma direta para a fase de grupos (quatro via Brasileirão e um via Copa do Brasil), além de dois que vão para a pré-Libertadores. Junto disso, há a possibilidade de um oitavo representante, como ocorreu nos últimos seis anos, na vaga do campeão da competição continental.

O presidente da CBF também entende que o país é impedido de ter representantes a mais na etapa de grupos porque o chaveamento da pré-Libertadores coloca dois times brasileiros para se enfrentar na 3ª fase. No ano passado, o Botafogo avançou ao eliminar o Bragantino. Já neste ano, a queda precoce do Corinthians impediu o que seria um duelo nacional com o Bahia.

As conversas da entidade com a Conmebol estão em andamento, mas ainda não há sinalização de quando, caso aprovada, a mudança passaria a valer.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como está o torcedor que não corta o cabelo há quase 1 ano por promessa “impossível”

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias