Aconfirmação da vinda da BMW para Araquari é divisor de águas no contexto do processo de industrialização catarinense: antes e depois da montadora alemã. Parece exagero? Não é.

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Explico-me: a partir do dia em que a multinacional cravar estacas no terreno, ou quando passar a utilizar o Perini Business Park como centro de treinamento de profissionais, toda a região sairá ganhando. A BMW vai, em Araquari, empregar 1,5 mil trabalhadores porque é a região Norte que oferece vantagens competitivas indiscutíveis em relação a outros locais prospectados no Brasil.

A assinatura de contrato com empresa de recrutamento de mão de obra para a seleção dos colaboradores é esperada para logo. Araquari será outra cidade após a instalação da BMW. A seguir, os motivos da escolha da montadora e algumas consequências que a marca provocará no Estado.

Namoro incluiu grupo inglês

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O governo fez tentativas publicamente conhecidas para conquistar uma fábrica de automóveis para o Estado. A luta vem desde o governo de Esperidião Amin. À época, o diálogo foi com executivos de um grupo inglês na perspectiva de instalar a TVR, e produzir um carro superesportivo e de luxo. O projeto não vingou. Foram meses de idas e vindas. Com mais imobilismo e recuo do que avanços.

BMW sonda SC desde 1997

Em 1997, secretários do governo tiveram os primeiros contatos com executivos da BMW. Eles foram a Florianópolis em sigilo. O diretor de projetos internacionais e compras, André Carioba, era um deles. Os outros, o vicepresidente de administração e finanças Eberhard Schrempf; o advogado Andreas Hoffmann e o responsável por motores, Johannes Eidenböck. Foram apresentados ao governo pelo presidente da Tupy, Mário Egerland.

Visita em três cidades em SC

O secretário de Desenvolvimento Econômico quando a BMW fez o primeiro contato com SC, Henrique Weber, confirma: estiveram reunidos com o governo no dia 8 de abril de 1997. Depois, seguiram para Curitiba, passando por Itajaí, Araquari e Joinville, onde olharam áreas. Retornaram à Capital dia 10, quando foram recebidos pelo governador.

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Joinville foi finalista

Naquele período, técnicos e diretores da Mercedes Benz estiveram em Joinville. Os executivos conheceram terrenos na região e o mais interessante ficava em Pirabeiraba. Abandonaram a ideia para apostar em Juiz de Fora (MG). O então presidente do Ippuj de Joinville, Murilo Carvalho, chegou a viajar a MG para conhecer suas vantagens.