Conhecidas como um dos artigos mais caros e luxuosos do que ouro, as pedras geradas dentro da vesícula de bois e vacas podem custar mil reais por grama. O material serve como ingrediente em medicamentos tradicionais na Ásia e tem chamado a atenção de bandidos no Brasil. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

De acordo com Dongwoo Nem, professor da Universidade Gyeong, na Coréia do Sul, as pedras podem ser usadas para tratar derrame, doenças do coração e problemas relacionados à ansiedade e a insônia. 

— Essas pedras são muito famosas em remédios naturais coreanos. As pedras de boi andam em falta e são cada vez mais raras porque o gado hoje é abatido mais jovem. Do pouco que tem, a China compra quase tudo — explica o professor. 

SC está na lista dos destinos mais procurados entre brasileiros para férias de inverno

Continua depois da publicidade

Além da Coreia do Sul, Japão e China usam as pedras de vesícula de boi na medicina tradicional. A capital Pequim é a maior compradora do mundo.

Onda de assaltos em São Paulo 

Uma reportagem exibida pelo Fantástico neste domingo (21) mostrou uma investigação que ocorreu no interior de São Paulo após uma onda de assaltos em 2023. Em um dos casos, que aconteceu em Barretos, bandidos levaram pelo menos R$ 2 milhões em pedras de vesícula de bois. Três meses depois, mais um roubo aconteceu. A cidade é uma espécie de capital nacional das pedras de boi.

Na mesma semana, a 300 quilômetros de distância, em São João da Boa Vista, também em São Paulo, aconteceu outro crime. Segundo a investigação, a dupla de ladrões era a mesma que invadiu a casa em Barretos. Os policiais barretenses identificaram o receptador dessas pedras.

— A equipe de lá fez uma solicitação de busca, que foi concedida rapidamente, cumpriram e apreenderam ali uma grande quantidade de pedras — contou o delegado Jorge Mazzi, responsável pelo caso.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Como é possível erguer o maior prédio do mundo em Balneário Camboriú

Dinheiro desviado do SUS comprou apartamento milionário em Balneário Camboriú, diz PF