Várias mulheres têm dúvidas e receios quando o assunto é a gravidez tardia. O debate veio à tona após a atriz Cláudia Raia anunciar, na segunda-feira (19), que está grávida aos 55 anos. Essa é a terceira gestação da artista.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Segundo o Joji Ueno, doutor em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP, a mulher pode engravidar naturalmente depois do 50 anos, mas é extremamente raro de acontecer. O especialista ressalta ainda que a partir dos 40 anos a gravidez é considerada de risco.

— A diminuição da fertilidade, o aumento do risco de abortos espontâneos e anomalias genéticas, além de outras complicações durante a gestação, são mais comuns de acontecer — alerta.

No entanto, ele acrescenta que, apesar dos riscos, com acompanhamento médico adequado, a mulher pode ter uma gestação tranquila.

Continua depois da publicidade

— Ter um pré-natal correto e um bom acompanhamento pelo médico ginecologista são ações que podem garantir uma boa gravidez — conta.

Além disso, acrescenta que os avanços da tecnologia e as pesquisas na área tem contribuído para a maternidade tardia ser uma realidade cada vez maior e comum:

— Hoje em dia, há vários métodos que podem garantir à mulher uma gravidez tardia. Inseminação intra-uterina, fertilização in vitro, congelamento de óvulos até, mais ou menos, 37 anos, são algumas opções.

Motivos da gravidez tardia

Atualmente, muitas mulheres optam por gravidez tardia devido à instabilidade profissional e econômica. Mas Ueno destaca a necessidade dessa decisão ser acompanhada por médicos:

Continua depois da publicidade

— A mulher tem que ter em mente que, se ela deseja engravidar mais tarde, é bom procurar o quanto antes um ginecologista ou uma clínica especializada em fertilização para fazer o acompanhamento correto. 

Benefícios da atividade física durante a gravidez

O especialista faz ainda um alerta à desinformação. Ele diz que muitas mulheres acabam não se prevenindo – caso o desejo seja uma gravidez tardia -, ao olharem casos como o da Cláudia Raia.  

— Muitas mulheres jovens acham que é comum engravidar tarde, mas não é tão simples. É importante não levar o caso da Cláudia como verdade — finaliza.

Leia também

8 mitos e verdades sobre gravidez

Ex-BBB Viih Tube anuncia gravidez com Eliezer: “Maior sonho da vida”