Tendência na automatização de tarefas nos sites e marketplaces, os chatbots que funcionam por meio da Inteligência Artificial têm auxiliado na melhora dos resultados dos e-commerces.

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Com alta taxa de aprovação, solução de dúvidas e conversão em vendas, os chatbots humanizados fornecem rápida resposta ao usuário, melhorando a experiência de compra.

O chatbot de marketplace é capaz de oferecer atendimento por meio de um diálogo interativo com o consumidor. Os modelos mais simples operam por meio de opções selecionadas pelo usuário, sem auxílio da IA. Já os que funcionam por meio dela e através do aprendizado de máquina são capazes de entender pedidos complexos e seus diversos contextos.

As vantagens dos chatbots nos marketplaces

Entre suas principais vantagens, estão a prontidão de atendimento no marketplace, uma vez que estão disponíveis a todo momento. Para os casos em que não há entendimento entre máquina e consumidor, o chatbot pode direcioná-lo para um trabalhador humano. Caso contrário, libera tempo para que este se concentre em outras tarefas importantes.

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São especialmente eficazes para os casos em que a demanda aumenta rapidamente, caso das sazonalidades como a proximidade de datas importantes para o comércio. Com um investimento menor, comparado a contratação de funcionários especificamente para as datas, os chatbots lidam muito bem com o fluxo de atendimentos. Entre as datas, podemos citar:

  • Natal;
  • Black Friday;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia das Mães;
  • Dia das Crianças.

Pesquisa da Conversion indica que os marketplaces correspondem a metade de todo tráfego de e-commerce. Nessas datas, a demanda cresce ainda mais, e por vezes nem mesmo uma equipe humana consegue dar conta de tantos pedidos por informação. Contudo, a experiência dos marketplaces com chatbot tem sido bastante positiva.

Afinal, alta demanda significa tempo de espera. Mas, para quem utiliza chatbots de marketplace, essa espera é diminuída consideravelmente, aumentando a satisfação do cliente. Até porque está diretamente ligada ao tempo de espera: levantamento da Velocify indica que a pronta resposta a uma interação do cliente pode aumentar em 400% a taxa de conversão de uma venda.

Logo, é a ferramenta ideal para aumentar o engajamento do cliente, sanar suas dúvidas e resultar em uma venda mais garantida, seja auxiliando uma equipe humana ou ainda sendo o canal principal de atendimento ao cliente.

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Aplicações dos chatbots

Além dos auxílios pontuais tirando dúvidas que surgem durante as compras, os chatbots podem acompanhar o cliente durante toda sua experiência no marketplace. Através dos algoritmos, pode sugerir produtos com base no que o cliente está buscando ou que já comprou, tanto recomendando quais produtos mais se adequa como tentando vendas adicionais.

No marketplace compra e venda, sua utilização resulta em um pós-venda muito mais positivo, com menos reclamações e menos problemas com devoluções. Afinal, a venda se tornou muito mais assertiva. Embora ainda passe por alguns desafios naturais de uma tecnologia ainda tão incipiente, este é certamente o futuro do e-commerce no mundo todo.

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