Os moradores do bairro Jardim Paraíso, na Zona Norte de Joinville, voltaram a discutir a implementação de um novo acesso ao bairro nesta semana. Em audiência pública realizada pela Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores na última segunda-feira (15), foi aprovado o projeto que propõe uma operação urbana consorciada para a implantação do novo acesso ao bairro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A alternativa aprovada prevê a construção de uma nova avenida onde hoje existe uma estrada localizada dentro de terreno particular em área rural. A nova via poderá servir de ligação direta entre a Estrada Timbé e a Rua Callisto, próximo ao Conjunto Habitacional Rubia Kaiser. Para isso, o modelo de operação urbana consorciada que está em discussão no legislativo municipal prevê que o proprietário do terreno realize os investimentos na construção da avenida de quase 1,5 km, com valor aproximado de R$ 6,7 milhões. Em troca da área de quase 400 mil metros quadrados, o município permitiria ao dono do terreno o direito de construir loteamentos no futuro.

Para o projeto avançar dentro da Comissão de Urbanismo, porém, é necessário a aprovação de outra proposta, esta mais abrangente, que torna urbana a área do bairro que receberá a operação consorciada. O Projeto de Lei Complementar 49/2023, que também passou por audiência pública em abril, promove a conversão do zoneamento do vale do rio Cubatão. Atualmente, a área é parte da zona rural, mas pode ser incorporada à macrozona urbana, tendo um grau de adensamento menor que o dos demais bairros.

Continua depois da publicidade

Em entrevista à CBN Joinville nesta quarta-feira (17), o vereador Henrique Deckmann (MDB), morador do Jardim Paraíso, afirmou que as conversas sobre o assunto tiveram início há sete anos.

– O Jardim Paraíso é um bairro que cresceu muito e se desenvolveu. Em 2017 conseguimos levantar um abaixo-assinado junto aos moradores pedindo a construção de um novo acesso, e agora o município indicou essa possibilidade via consórcio. É uma luta de longo tempo que esperamos que em breve seja solucionada – destacou o vereador.

Leia também

Michel Teló faz show gratuito em praia de SC

Stammtisch termina com briga em Joinville: “Motivo fútil”, diz organização

VÍDEO: Mulher atropela filho, invade ótica e deixa pessoas feridas em Joinville