Neste sábado, 20 de junho, no Hemisfério Sul teremos o dia mais curto do ano. É o que chamamos de solstício de inverno, que marca o início da estação mais fria. No Hemisfério Norte, na mesma data acontece o solstício de verão, onde haverá o dia mais longo. O evento astronômico acontece por conta do movimento de rotação e translação da Terra, que faz com que o Sol ilumine os dois hemisférios de forma desigual.
Continua depois da publicidade
No solstício de inverno o polo norte apresenta uma inclinação de 23,5° na direção do Sol. Em 2020, a inclinação máxima ocorrerá às 18h43min. O horário pode variar de ano para ano, já que está relacionado com a velocidade da Terra na órbita.
O solstício ocorre duas vezes por ano, nos meses de junho e dezembro, marcando o início das estações, verão e inverno, que são contrárias em cada hemisfério.
Hemisfério Sul
Solstício de inverno (20 e 21 de junho)
Solstício de verão (20 e 21 de dezembro)
Continua depois da publicidade
Hemisfério Norte
Solstício de verão (20 e 21 de junho)
Solstício de inverno (20 e 21 de dezembro)
Os solstícios estão relacionados com o esoterismo, para astrologia no solstício de inverno, onde as noites são mais longas, significa um período de recolhimento, onde é preciso diminuir o ritmo e olhar mais para o interior.