Um objeto misterioso que está voando pela Via Láctea a mais de 1,6 milhão de quilômetros por hora está sendo monitorado pela Nasa. A suspeita é de que ele esteja prestes a ser lançado no espaço intergaláctico e, conforme descoberta do projeto Planet 9, a massa é 27 mil vezes maior que a Terra. As informações são do O Globo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A massa é similar, em tamanho, a uma pequena estrela que é dezena de milhares de vezes maior que a Terra. A CWISE, que pode ser o objeto misterioso, foi descoberta a alguns anos atrás, segundo informações do jornal britânico The Mirror. Atualmente, ela voa ao redor da Via Láctea a mais de um milhão de milhas por hora. Por conta da velocidade, ela pode até escapar da gravidade da galáxia e desaparecer no espaço intergaláctico.
“Lugar errado, hora errada”: especialistas explicam o que fez superiate naufragar na Itália
A suspeita é de que a CWISE tenha se originado de um sistema binário com uma anã branca, que teria explodido em uma supernova. Alguns especialistas afirmam que ela pode ter vindo de um aglomerado que entrou em contato com um par de buracos negros, o que explicaria a “viagem rápida”.
Continua depois da publicidade
— Quando uma estrela encontra um buraco negro binário, a dinâmica complexa dessa interação de três corpos pode lançar essa estrela para fora do aglomerado globular — disse Kyle Kremer, que é professor assistente do Departamento de Astronomia e Astrofísica da Universidade da Califórnia, em San Diego.
A descoberta envolveu voluntários, profissionais e estudantes. Em um trabalho de equipe, o Observatório WM Keck em Maunakea, no Havaí, descobriu que a estrela tem menos ferro e outros metais quando comparada às outras estrelas. A conclusão pode indicar que a massa é muito antiga e data milhões de anos para as primeiras gerações de estrelas na Via Láctea.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Homem que comprou carro com R$ 17 mil em moedas em SC levou cinco anos para juntar o valor
Moradores ouvem tiros, chamam a PM e assassinatos são descobertos em Itajaí