O Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deverá ter a energia fornecida pelo Mercado Livre de Energia (MLE) a partir do início de 2025. De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o HU, a iniciativa quer aliar economia e sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O ingresso no MLE foi em abril deste ano, por meio de um processo licitatório para contratar uma comercializadora de energia com interesse na aquisição de até 15,29 megawatt médio (MW). Segundo a Ebserh, com esta parte do processo já concluída, a modalidade nova deverá ser efetivada no início do próximo ano.
Empresa de SC avança em equipamentos para climatização e energia com IA
O MLE é um espaço competitivo de negociação de energia elétrica. Nele, os participantes podem negociar todas as condições comerciais, como:
Continua depois da publicidade
- Fornecedor;
- Preço;
- Quantidade de energia contratada;
- Período de suprimento;
- Formas de pagamento.
Neste mercado, os consumidores têm a possibilidade de optar por fontes alternativas de energia, além do fornecimento da concessionária local. Também é possível negociar diretamente com geradores e comercializadores, escolhendo quem irá fornecer a energia.
A pesquisadora da UFSC Elisete Dahmer Pfitscher, que estuda as áreas de contabilidade e controladoria ambiental, afirma que a economia e a sustentabilidade estão diretamente ligadas.
— Por ser envolvido com a saúde, nada mais importante do que valorizar o meio ambiente — diz a pesquisadora sobre o HU.
Ainda de acordo com a Ebserh, a ação irá gerar uma economia de 27,5%, considerando a bandeira verde, em um período de cinco anos. Financeiramente, isso equivale a R$ 5 milhões.
Continua depois da publicidade
Para Elisete, alguns estudos mostram um retorno até maior, mas, mesmo assim, tudo precisa ser de forma gradativa.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Saiba a expectativa para o reajuste da conta da Celesc
Celesc recebe sugestões de IA e mostra corredor elétrico no Startup Summit