Nesta semana, dois termos em inglês despertaram a curiosidade dos brasileiros: gaslighting e manterrupting. As palavras, que se destacaram nos sites de busca, ganharam repercussão por causa de discussões que aconteceram no Big Brother Brasil 22.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Na última segunda-feira (21), durante o Jogo da Discórdia, Arthur Aguiar e Laís (eliminada nesta terça-feira) discutiram. Segundo o g1, alguns internautas criticaram o comportamento do ator e o acusaram de ter praticado gaslighting e manterrupting durante o embate com a participante do reality.
Mas, o que esses termos realmente significam?
O gaslighting ocorre quando alguém tenta, repetidamente, te convencer de que alguma coisa não está acontecendo e que é “loucura da sua cabeça”, apesar de você ter certeza absoluta de que aquilo ocorre. Em português, o termo poderia ser definido como “abuso emocional”, um tipo de violência psicológica.
Já o manterrupting é quando uma mulher está explicando algo e, antes de terminar, é interrompida por um homem. Ou seja, a palavra é usada para descrever a postura de um homem que pressupõe entender mais sobre determinado assunto do que a mulher, mesmo que ela seja especialista naquele tema.
Continua depois da publicidade
— O mansplaining é homem explicando, né? Basicamente é aquela mania que os homens têm de achar que têm que explicar para a gente o óbvio, o básico. Ou, muitas das vezes, aquilo que nós sabemos muito mais do que eles. Como, por exemplo, eu já passei por situação de homem querer me explicar sobre menstruação — disse a autora Joice Berth, em entrevista ao g1.
Leia também
Floripa 349 anos: da Cidade do Desterro à Ilha do Silício
Confira a programação especial para o Aniversário de Florianópolis
Quais os impactos econômicos provocados em SC após um mês de guerra na Ucrânia