O estol, nome dado para a situação em que uma aeronave perde a sustentação, é apontada como uma possível causa da queda do avião em Vinhedo, no interior de São Paulo. O acidente aconteceu nesta sexta-feira (9) e vitimou 61 pessoas, sendo 57 passageiros e 4 tripulantes. Continue a leitura para entender o que é o estol e como ele ocorre em acidentes aéreos.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
O que é um estol
De acordo com especialistas ouvidos pelo g1, o estol é uma situação em que a asa de uma aeronave perde sua sustentação, ocasionando na queda brusca do avião. A depender da velocidade da aeronave é possível recuperar a altitude e manter o avião no ar. Em outros casos, a queda brusca não pode ser revertida.
Continua depois da publicidade
Apesar do estol ser apontado como uma possibilidade para o acidente do voo COO 2283, ainda não há como confirmar se esse tipo de falha mecânica foi responsável pelo acidente. Conforme imagens da queda do avião, o movimento indicaria uma queda “estolada em parafuso”.
Como ocorre um estol em acidentes aéreos
Uma das possibilidades em que ocorre um estol é quando há formação de gelo sobre as asas da aeronave. Essa situação, geralmente, é evitada com tecnologia da própria aeronave para dissipar o gelo. Em entrevista ao g1, o engenheiro aeronáutico e professor de transporte aéreo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USC) afirmou:
— A asa tem um perfil aerodinâmico e o acúmulo de gelo lá no ponto de ataque, geralmente, na frente da asa pode fazer com que esse avião perca as características aerodinâmicas que ele tem e torná-lo mais difícil de voar. Portanto, se ele estiver em velocidade mais baixa, pode ser que ele caia.
Continua depois da publicidade
Leia também
Quem eram as vítimas da tragédia do voo COO 2283, que caiu em Vinhedo
Tudo sobre a empresa aérea Voepass, antiga Passaredo