As filas registradas em todos os pontos de vacinação contra Covid-19 em Florianópolis nesta terça-feira (6) estão sendo causadas por pelo menos três fatores principais. Segundo o secretário-adjunto da saúde da Capital, Luciano Formighieri, a conscientização sobre a importância da vacina, a ampliação do público-alvo e a busca pelo imunizante da Jassen — aplicado em dose única — ajudam a entender o cenário.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Pessoas com 42, 41 e 40 anos puderam se vacinar a partir desta terça-feira. Mesmo com drive-thru e pontos fixos, foram registradas filas extensas em todos os locais. No antigo aeroporto, no bairro Carinos, a fila chegou no trevo da Seta. Já no Centro de Eventos Luiz Herinque da Silveira, a movimentação atingiu a SC-401. 

Para Formighieri, a população da Capital tem procurado se imunizar contra a Covid-19. Ele destaca que 83.793 pessoas já completaram o esquema vacinal. O número representa 18,75% da população com mais de 18 anos no município.

Segundo dados da prefeitura, o público-alvo nesta faixa etária é de 41.477 mil pessoas. Esse é o maior grupo a ser imunizado até o momento na Capital.

Continua depois da publicidade

A busca pela vacina da Jassen também é um fator que causou a alta procura, acredita Formighieri. No sábado (2), 182.450 doses do imunizante chegaram ao Estado. As doses foram distribuídas aos municípios na segunda-feira (5).

> Grande Florianópolis tem “superterça” de vacinação contra Covid-19; veja sua cidade

— As pessoas têm uma disposição, uma necessidade de querer ser imunizado rapidamente e o fato de ser uma dose única facilita a vida delas. Acho que essa conjunção de todos os fatores é que levou a ter essa procura — afirma.

A expectativa da prefeitura e da Guarda Municipal é que as filas diminuam nas próximas horas. Até as 12h, 5.200 doses já tinham sido aplicadas na Capital. A expectativa é imunizar 15 mil pessoas nesta terça.

— Fundamental para nós é atingir a cobertura vacinal. Nós estimulamos as pessoas a irem vacinar. Quanto antes as pessoas forem imunizadas é proteção para elas mesmas — pontua.

Continua depois da publicidade

> SC começa a vacinar trabalhadores da indústria e distribui mais doses aos municípios

Os pontos drive-thru funcionarão até as 17h. O Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, o antigo aeroporto e o ponto no Floripa Shopping ficaram abertos até as 21h.

No Estádio Orlando Scarpell e no Sead/UFSC a vacinação acontece até as 20h; Somente o Centro de Eventos da UFSC finaliza os trabalhos às 17h.

Leia também

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Busca por suspeito de invadir casas em São José mobiliza helicóptero da PM; veja vídeo

PM explica morte de sequestrador no Sul de SC

Morre o cantor Kleber, da dupla com Kaue, vítima de covid-19