A partida entre Colo-Colo e Fortaleza foi cancelada após quase duas horas de paralisação devido à invasão de torcedores do Colo-Colo dentro do gramado, além do arremesso de barras de ferro em direção ao campo na última quinta-feira (10).
Continua depois da publicidade
Confira imagens do momento em que torcedores do Colo-Colo invadem o campo contra o Fortaleza
Por volta dos 25 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 0 a 0, o atacante do Fortaleza, Deyverson, que estava no banco, mostrou objetos arremessados pela torcida adversária ao juiz.
O vidro que separa a torcida do gramado também foi quebrado por torcedores do time chileno. Válido pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, no Monumental de Santiago, o jogo foi interrompido e terminou sem gols.
No momento da invasão os jogadores do Fortaleza correram para o vestiário e o time do Colo-Colo tentou conter a torcida. A arbitragem também saiu do gramado. Após a confusão funcionários e membros da delegação do Fortaleza prestaram apoio e ofereceram suporte aos torcedores tricolores presentes no estádio.
Continua depois da publicidade
O clube da casa ajudou a tranquilizar e garantir a segurança de torcedores que seguiam nas arquibancadas até uma saída segura.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Entenda o que gerou a invasão
Segundo informações do Ministério Público do Chile, um grupo de torcedores tentou invadir o estádio e começou uma confusão. Cerca de 10 torcedores foram presos e os feridos foram levados para centros de saúde.
Policiais chegaram ao local em um veículo lançador de gás lacrimogêneo que teria atropelado fora do estádio dois torcedores, de 18 e 13 anos, do Colo-Colo. O ocorrido gerou revolta por parte dos torcedores, que quebraram o vidro e invadiram o gramado.
A promotoria está investigando se a viatura policial estava diretamente envolvida no incidente, tendo rompido uma das grades do perímetro onde os torcedores ficaram presos.
Continua depois da publicidade
Como será a definição sobre remarcação de jogo
A Conmebol lamentou as mortes dos torcedores e confirmou o cancelamento da partida através das redes sociais. Na madrugada desta sexta-feira, em nota enviada ao clube brasileiro, a entidade afirmou que todas as informações serão levadas ao órgão judicial para determinar os próximos passos.
— Caros senhores, informamos que, em virtude da ausência de garantias de segurança por parte parte do clube local e das autoridades de segurança locais para garantir a continuação da partida entre Colo Colo (CHI) e Fortaleza (BRA) pela Fase de Grupos da CONMEBOL Libertadores 2025, a referida partida está cancelada. Considerando que todos os processos estabelecidos no Manual do Clube foram seguidos, o caso será remetido aos Órgãos Judiciais da CONMEBOL para futuras determinações. Todas as informações sobre os eventos que ocorreram dentro e fora do estádio será encaminhado ao Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol — diz a nota.
Após a análise do incidente pelo Comitê Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol será definido se a partida será remarcada ou não. O Fortaleza pode ser declarado vencedor do confronto caso não seja remarcada e se o Colo-Colo for considerado culpado pela confusão.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro







