Um vídeo publicado nas redes sociais esta semana mostrou o número 37 como um suposto “número mágico”. Isso porque o 37 aparece como resultado em nove contas diferentes. A estrutura das operações era basicamente a mesma: 111 / (1 + 1 + 1) ; 222 / (2 + 2 + 2) ; 333 / (3 + 3 + 3) ; 444 / (4 + 4 + 4) e assim por diante, até o 9.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
@niltonbarros001 Sempre 37 🤔 #37 #sempre #matematica #numero #magico #fy ♬ som original – Ruthy Lima
Apesar de terem circulado rumores de que o 37 era um número mágico, a verdade é que tudo não passa de um conceito razoavelmente simples de matemática: fração equivalente. O professor Victor Pompeo, do Curso Anglo (SP), explicou ao g1 o tal “truque”. Veja:
O que são frações equivalentes?
São aquelas que representam exatamente o mesmo número, quando dividimos o numerador (parte de cima da fração) pelo denominador (parte de baixo). Exemplos: 1/2; 2/4; 3/6; 4/8 etc. Todas elas chegam a um resultado igual: 0,5.
Como frações equivalentes são produzidas?
Basta multiplicar o numerador e o denominador pelo mesmo algarismo. Vamos manter o exemplo: 1/2. Se multiplicarmos o 1 e o 2 por 3, chegaremos a 3/6. Se multiplicarmos por 4, o resultado será 4/8. O resultado de qualquer uma dessas frações será igual: 0,5. Ou seja, são equivalentes.
Continua depois da publicidade
E o que isso tem a ver com a história do 37?
Bom, todas as contas mostradas no vídeo são frações equivalentes (e que, portanto, chegam a um resultado igual, que é 37).
O que a pessoa do viral fez foi usar uma primeira fração (111/3) e multiplicá-la sempre pelo mesmo algarismo no numerador e no denominador. No primeiro exemplo, fazendo “x 2” em cima e embaixo, chegamos a 222/6. Depois, “x 3”, dará 333/9. É uma sequência de frações equivalentes. “Truque” revelado!
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Ex-BBB Linn da Quebrada rompe silêncio após internação em clínica de reabilitação
FOTOS: Quem é a catarinense Mariane Bernardi, “Neydrasta” e namorada de Neymar pai