Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Rayssa Leal não teve boas voltas iniciais na fase classificatória, mas compensou com as manobras. Ao realizar o “Kickflip Backside Lipslide”, a skatista recebeu a nota de 92,68, a maior já registrada nas Olimpíadas até aquele momento, antes de ser duplamente superada na final — primeiro por ela mesma (92,88), depois pela japonesa Coco Yoshisawa (96,49), que levou o ouro. Entenda, a seguir, a manobra que colocou a “Fadinha do Skate” na final da modalidade.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Continua depois da publicidade
O que é o kickflip?
A primeira parte da manobra começa quando o skatista executa um ollie (salto sem soltar o skate do pé). Depois, faz o skate girar em 360 graus ao longo do eixo do seu comprimento. Para iniciar a rotação, o atleta precisa chutar a parte dianteira do skate com o pé dianteiro.
Por fim, o skate deve ser “resgatado” com os pés, primeiro com o da frente e depois com o de trás. Como o movimento pode ser traiçoeiro, requer bastante habilidade e muito treino.
O nome, em inglês, explica a manobra. “Kick” significa chutar, que é o movimento feito pelos skatistas para girar a prancha. Já o “flip” vem justamente da palavra “virar”.
Continua depois da publicidade
O que é o backside lipslide?
A execução do kickflip pode ficar ainda mais complexa com o backside lipslide. Nessa segunda manobra, o atleta passa de costas por um obstáculo — geralmente, um corrimão. Depois, executa o ollie e desliza a parte central (lipslide) do skate, entre os eixos, nesse obstáculo.
Outro ponto importante é manter a parte traseira (backside) da prancha virada para frente, assim como o corpo do atleta, que gira a 90 graus. Por fim, o skatista deve aterrissar firme no chão.
Em resumo, kickflip backside lipslide consiste em fazer o skate girar no ar ao mesmo tempo em que o lado de trás da prancha e do corpo está para frente. Tudo isso sem deixar o skate sair dos pés.
Continua depois da publicidade
Leia também
Veja o calendário completo das Olimpíadas Paris 2024
Confira o quadro de medalhas de Paris 2024
Conheça as “Gabis do Brasil”, atletas que estão honrando o nome em Paris 2024