O Seterb e a Blumob anunciaram nesta quinta-feira de manhã novidades no sistema de transporte coletivo de Blumenau. Todos os ônibus da frota já estão com uma ferramenta de reconhecimento facial e o aplicativo da Blumob recebeu novas funções de monitoramento em tempo real das linhas.

Continua depois da publicidade

O sistema de reconhecimento facial, segundo o Seterb, vai reduzir o uso indevido de cartões de estudantes ou de usuários que possuem gratuidades no transporte. Todos os ônibus já estão equipados com câmeras que ficam acima do leitor de cartão e a ferramenta já está funcionando. Cada vez que o usuário passa o cartão no leitor, antes da catraca ser liberada a câmera tira cinco fotos que vão para o banco de dados da concessionária e são comparadas com a foto do cadastro do dono do cartão. A comparação inicial é automática e, caso o sistema encontre alguma divergência, as fotos vão para uma checagem manual do fiscal do Seterb.

::: Leia mais notícias de Blumenau

Se for comprovado que outra pessoa usou o cartão, o fiscal vai entrar em contato com o usuário e comunicar que haverá um bloqueio de 30 dias como penalidade e que a pessoa deve comparecer ao Seterb. O usuário tem direito a defesa se quiser. Em casos de reincidência a penalidade vai dobrar para 60 dias e mais 30 dias a cada utilização indevida, nessa situação a pessoa também vai precisar fazer um novo cadastro, com emissão de um novo cartão e pagamento de taxa de cinco vezes o valor da tarifa.

Aplicativo da Blumob ganha localização em tempo real

Continua depois da publicidade

O Seterb apresentou também novidades no app da Blumob para smartphones. Agora o aplicativo traz a localização dos ônibus em tempo real, permite que o usuário trace rotas com origem e destino, consulte saldo e tabela de horários e faça reclamações.

A ferramenta já está com monitoramento em tempo real de todas as linhas troncais e de mais 20 linhas alimentadoras. A previsão do Seterb é de que até o fim de setembro todas as linhas estejam integradas ao app. Até lá o aplicativo diferencia as linhas em tempo real com informações em verde, enquanto as que apenas têm o horário estimado estão em preto.

No app o usuário vê pela localização qual é o ponto de ônibus mais perto e, a partir das paradas, pode planejar rotas e planejar horários.