Um novo concurso da Polícia Federal deve preencher 2 mil vagas em todo o Brasil para ampliar a corporação. Com a seleção, o efetivo deve passar de 13 mil para 15 mil policiais. No anúncio, feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nesta quarta-feira (29), também foi dito que as vagas devem ser divididas entre 2025 e 2026, com autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são da Agência Brasil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O concurso deve preencher vagas entre os cinco cargos da Polícia Federal, incluindo delegado, escrivão, papilocopista, agente e perito. Serão 1 mil vagas este ano, enquanto em 2026 mais 1 mil profissionais serão chamados.
De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, mais detalhes sobre a distribuição das vagas por cargo devem ser divulgados nas próximas duas semanas, em fevereiro.
Para o ministro Ricardo Lewandoski, os policiais que fazem parte do efetivo e outros que serão selecionados no concurso são “muito importante no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”. A fala e o anúncio foram feitos no Palácio do Planalto em uma reunião ministerial.
Continua depois da publicidade
Leia também
Mais de 7 mil pessoas foram presas em flagrante e por mandado de prisão em SC em 2024