O funeral da Rainha Elizabeth II deve durar pelo menos 10 dias e já estava estruturado antes mesmo da morte da monarca. A rainha, inclusive, participou das decisões do plano “London Bridge” (Ponte de Londres), nomeado em referência à ponte do cartão postal da cidade, que definiu os próximos passos do cortejo fúnebre. O Rei Charles III declarou luto nesta sexta-feira (9) até sete dias após o funeral.
Continua depois da publicidade
Os documentos já incluíam a possibilidade de a Rainha Elizabeth II morrer em Balmoral, castelo localizado na Escócia, que era um dos lugares preferidos da monarca. Batizada de “Operação Unicórnio”, ela foi iniciada logo após a morte, na tarde de quinta-feira (8).
O funeral de Estado ainda não tem data oficial para ocorrer, mas será na Abadia de Westminster, no centro de Londres. Até lá, o corpo deve percorrer dois países e pelo menos 533 km.
Conheça a história da Rainha Elizabeth II, monarca com reinado mais longo do Reino Unido
O caminho do corpo da Rainha Elizabeth II
Na tarde de quinta-feira (8), a rainha morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia. De lá, seu corpo deve ser transportado até cidade de Aberdeen. No domingo (11), o caixão da rainha será levado de trem para o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, a residência oficial dos monarcas na Escócia.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira (12), o corpo de Elizabeth II seguirá, em procissão, para a catedral de Saint Giles, ainda na Escócia, onde haverá uma cerimônia religiosa com membros da família real.
Como a rainha Elizabeth inspira na economia, na política e no estilo de vida
O corpo da rainha retorna para Londres apenas na terça-feira (13), direto para Palácio de Buckingham, dessa vez de avião. No dia seguinte, será feito o transporte do Palácio até Westminster. Lá, o corpo da monarca deve permanecer por quatro a cinco dias, em um catafalco, um tipo de plataforma elevada, de cor púrpura em Westminster Hall. Durante esse período, o local estará aberto a visitação 23 horas por dia.
Os protocolos indicam que o funeral de Estado será na Abadia de Westminster com autoridades de todo o mundo. Os membros da família real devem caminhar atrás do caixão. O país todo deve se juntar em dois minutos de silêncio. Por fim, a rainha será enterrada na capela de St. George, no Castelo de Windsor, a 40 km da capital, ao lado do pai e da mãe.
Última aparição da Rainha Elizabeth II foi na posse primeira-ministra britânica
Conheça a história da Rainha Elizabeth no vídeo
*Com informações da AFP.
Leia também
Quem é o sucessor da Rainha Elizabeth II? Confira o que dizem as regras
Continua depois da publicidade
Quem é Charles, o novo rei do Reino Unido após 70 anos como “príncipe profissional”