O dia 13 de julho será muito diferente, inesquecível e histórico para pelo menos 150 sortudos de Joinville, Jaraguá do Sul, Massaranduba e São Francisco do Sul, as quatro cidades do Norte de Santa Catarina por onde vai passar a tocha dos Jogos Olímpicos do Rio. Essas pessoas foram escolhidas entre milhares de indicados e vão ter a honra de carregar um dos mais importantes símbolos dos jogos e da união entre os povos.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, onde a chama passará na tarde de 13 de julho, estão confirmadas cerca de 90 pessoas. A lista oficial ainda não foi divulgada pelo Comitê Organizador dos Jogos. Mas algumas pessoas já receberam a confirmação e o manual dos procedimentos que devem ser adotados no revezamento da tocha. Joinville foi classificada pelo Comitê Olímpico como “Cidade Celebração”. É um dos 83 locais do Brasil onda a tocha vai pernoitar.
Também estão confirmados alguns locais por onde ela passará, como o Centreventos Cau Hansen, no Centro; o Parque Porta do Mar, no bairro Espinheiros; o Museu da Bicicleta, na zona Sul; e o Mercado Público Municipal, também no Centro. O trajeto completo, com os horários e a organização do trânsito e os momentos especiais da passagem por Joinville, também deve ser divulgado mais perto da data. Estima-se que cada pessoa carregará a tocha por alguns metros, não mais do que 100. Os trajetos nas outras cidades também não foi definido ainda.
Confira mais notícias de Joinville e região.
Continua depois da publicidade
Além de pessoas anônimas da comunidade, também participam do revezamento atletas que disputaram outros Jogos Olímpicos e pessoas consideradas exemplo de inspiração ou superação. O uniforme que será usado no dia deve ser entregue aos condutores nos próximos dias.
Ainda há uma dúvida se eles poderão ficar com a tocha. O certo é que cada um receberá uma que será acesa no “beijo das tochas” e apagada logo depois que o fogo for passado adiante.
Na antiguidade, o fogo era considerado sagrado por muitos povos, incluindo os gregos, que tinham uma lenda segundo a qual o fogo teria sido entregue aos mortais por Prometeu, que o roubara de Zeus. Por causa dessa lenda, ele começou a fazer parte dos primeiros Jogos Olímpicos, na Grécia. A tocha chega a Santa Catarina no dia 3 de julho e passa por 21 cidades. No total, cerca de 12 mil pessoas participam do revezamento, que percorrerá 250 cidades no Brasil e terá duração de 95 dias.
Continua depois da publicidade
Os jogos começam no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Só o futebol terá outras sedes, espalhadas pelo Brasil.
O que dizem os participantes
“Me sinto muito honrado. Tenho muito orgulho de estar representando Joinville e a minha empresa. São 12 mil pessoas de 245 milhões de brasileiros. Sou um privilegiado.”
Eloi Tarcisio Fritsch Fabiani, gerente da agência Bradesco Prime de Joinville
“Fiquei muito feliz com a indicação. Será um momento único e especial, que ficará guardado para sempre em minha memória.”
Continua depois da publicidade
Flávia Vaneski, funcionária da Águas de São Francisco do Sul, estudante e bombeira voluntária
“Estou bem feliz. Nem imaginava que iria conseguir. Até sonhava, mas não imaginava que ficasse entre os selecionados. Vai ser um momento muito importante.”
Luiz Fernando Xavier, aluno da Escola Bolshoi
“Nossa! Fiquei muito feliz em representar minha cidade natal e o Bolshoi. É uma honra e uma responsabilidade levar um símbolo da paz, da união entre os povos. Superimportante, ainda mais pelo momento que o nosso País está passando.”
Thais Diógenes, bailarina da Cia. Jovem Bolshoi Brasil
“Nem nos meus melhores sonhos imaginava uma honra assim. Não me inscrevi. Fui indicada. Estou emocionada!”
Continua depois da publicidade
Vivian Campos Martins, professora de basquete em Jaraguá do Sul