O uso exagerado de detergente pode ser um dos fatores que provocam desperdício de água, informou a Casan. Isso porque o item, quando usado em grandes quantidade, exige mais tempo de enxágue. A dica faz parte da cartilha divulgada pela companhia e que reforça o uso responsável da água na temporada de verão em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Ao reduzir o tempo do banho, escovar os dentes com torneira fechada e lavar o carro com balde, é possível economizar até 760 litros de água por dia, segundo a Casan. Conforme a companhia, o planejamento para o verão de 2024 começou ainda em março de 2023.
O foco foi no abastecimento de água no litoral. A empresa informou que investiu cerca de R$ 40 milhões no setor de abastecimento para as cidades litorâneas, o que inclui novos reservatórios, novas captações, adutoras e redes de distribuição. Com isso, houve incremento de 10% na produção de água tratada, visando dar maior segurança aos moradores e turistas.
Em caso de emergência, a companhia possui um sistema de abastecimento interligado entre as cidades, o que permite a distribuição de água conforme necessidade e aumento de demanda para determinada região.
Continua depois da publicidade
Confira as dicas da Casan para evitar desperdício de água
1. Hábitos na cozinha
Pequenas mudanças ao lavar a louça colaboram para a economia de água. Por isso, uma das dicas compartilhadas pela Casan é limpar os restos de alimentos com guardanapo ou papel toalha e deixar a louça alguns minutos de molho, para facilitar o trabalho e economizar água.
“Reduzir a quantidade de detergente é outra dica importante, pois vai exigir menos tempo de enxágue”, diz a cartilha.
2. Máquinas de lavar
Uma máquina de lavar louças gasta em média 40 litros, por isso, recomenda-se o uso somente quando ela já estiver cheia.
“No caso das máquinas de lavar roupa, procure usar sempre a capacidade orientada pelo fabricante, pois isso economiza água e energia. A máquina com capacidade de cinco quilos gasta 135 litros por lavagem, por exemplo”.
Continua depois da publicidade
3. Trocar a mangueira pelo balde
Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água: em 15 minutos são perdidos 279 litros. Uma saída é usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho. Com isso, sua casa fica limpa sem desperdiçar água.
“Outra situação em que a mangueira pode ser substituída pela água em baldes é na hora de lavar o carro. Se a lavagem for feita por 30 minutos com a mangueira não muito aberta, o gasto é de 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros”.
Para reduzir o consumo de água, a Casan sugere lavar o carro somente uma vez por mês e com balde: nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros. Com a economia de até 520 litros em apenas uma lavagem, seria possível lavar 13 carros.
4. Usar regador
Para regar as plantas, o regador é melhor que a mangueira, diz a companhia de água. Além disso, outra maneira de economizar água é regar as plantas nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde, para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte.
Continua depois da publicidade
5. Torneira fechada
Uma das formas mais simples de economizar água é deixar a torneira aberta apenas em casos essenciais. Ao escovar os dentes, por exemplo, 5 minutos com a torneira deixada não muito aberta gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento, divulgou a Casan.
Ao fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um simples copo d’água, pode-se economizar até 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.
6. Atenção à descarga
Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de seis segundos gasta cerca de 12 litros. Por isso, a Casan aconselha a não apertar a descarga mais tempo do que o necessário.
É também importante verificar o bom funcionamento da descarga, pois uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por essa razão, a companhia destaca a importância de manter a válvula da descarga sempre regulada e consertar os problemas assim que forem notados.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Diane Ziemann
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Leia mais
Temporada de verão: como economizar água e energia com as altas temperaturas
Trânsito na Ponte Hercílio Luz é alterado para festas de Ano Novo; veja como fica