Quando o presidente da BMW Brasil, Jörg Dornbusch, apertar as mãos da presidente Dilma Rousseff, nesta segunda, em Brasília, Santa Catarina vai acordar de um sonho que demorou mais de uma década e meia: ser um Estado sede de uma montadora.

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O projeto de R$ 1 bilhão, que vai ser instalado no Norte do Estado, é o capítulo final de uma longa história. Desde a administração Paulo Afonso (1995-98) que os governos estaduais negociam a instalação de uma fábrica de carros. Foram conversas com os mais variados grupos: Mercedes, GM, Volkswagen Audi, TVR e até mesmo a BMW.

A região mais cobiçada era o Norte do Estado. Joinville era a cidade cotada para receber o empreendimento da Mercedes. Joinville e Araquari foram as mais cotadas para receber o complexo automotivo da GM.

Condições para receber os investimentos existentes: fornecedores de autopeças, rodovia ligando aos principais centros consumidores, proximidade de portos e disponibilidade de mão de obra qualificada eram alguns dos atrativos que colocavam a região na vitrine.

Questões políticas, incentivos fiscais generosos em outros Estados e crises fizeram com que o sonho demorasse a ser concretizado.

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BMW NO NORTE DE SC

1995: A quase fábrica da Mercedes

1995: Diálogo curto com a Audi

1996-2008: Um longo namoro com a GM

1997: O primeiro namoro com a BMW

1999-2000: Sem o superesportivo de luxo