Desde que começou a ser disputado nos Jogos Olímpicos de 1964 até Tóquio 2020, o vôlei rendeu 67 medalhas para diversas delegações. No top 3, estão a União Soviética (12 medalhas), o Brasil (11 medalhas) e os Estados Unidos (11 medalhas). Isso significa que, em Paris 2024, os brasileiros podem quebrar um recorde histórico no vôlei.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Todas as medalhas na história do voleibol em Olimpíadas
Continua depois da publicidade
Apesar de ter competido nas Olímpiadas pela última vez há pelo menos 30 anos, a União Soviética mantém o recorde de maior medalhista da competição no vôlei. São 12 medalhas ao todo. Na segunda posição, aparece o Brasil seguido dos Estados Unidos, ambos com 11. O que coloca o vôlei brasileiro na frente é um ouro a mais que o terceiro colocado.
- União Soviética: 12 medalhas (7 de ouro)
- Brasil: 11 medalhas (5 de ouro)
- Estados Unidos: 11 medalhas (4 de ouro)
- Japão: 9 medalhas (3 de ouro)
- China: 6 medalhas (3 de ouro)
- Cuba: 5 medalhas (3 de ouro)
- Rússia: 6 medalhas (1 de ouro)
- Holanda: 2 medalhas (1 de ouro)
- Polônia: 3 medalhas (1 de ouro)
- Iugoslávia: 2 medalhas (1 de ouro)
Como o Brasil pode quebrar recorde na histórica do Vôlei em Olimpíadas
O Brasil está a duas medalhas de quebrar um recorde histórico no vôlei em Olimpíadas. Mas o caminho para chegar até lá não é tão simples. Primeiro, o país precisa garantir as duas medalhas — para alcançar a marca de 13 ao todo — no feminino e no masculino.
Continua depois da publicidade
Nesta edição dos Jogos, as atletas da seleção feminina chegam como favoritas ao pódio. Venceram o Quênia sem grandes dificuldades no primeiro jogo. O Brasil tem histórico positivo na competição, com ouros em Pequim 2008 e Londres 2012.
Conheça as “Gabis do Brasil”, atletas que estão honrando o nome em Paris 2024
Apesar de não ter começado Paris 2024 com bons resultados, perdendo para a Itália na estreia, ainda há chance da seleção masculina alcançar o pódio. A equipe brasileira de vôlei masculino busca o quarto ouro olímpico, após as conquistas de Barcelona 1992, Atenas 2004 e Rio 2016.
A ameaça dos EUA
O que ameaça o possível recorde brasileiro, além do seu próprio desempenho, é a seleção estadunidente. Isso porque nenhuma das equipes dos Estados Unidos podem subir ao pódio para que o Brasil se torne a nação mais bem-sucedida na história do voleibol olímpico.
Continua depois da publicidade
As duas seleções dos EUA, tanto a feminina quanto a masculina, chegaram a Paris 2024 com favoritismo. Porém, as estadunidenses perderam na estreia contra a China. Já os homens conquistaram a vitória diante da Alemanha. É por isso que o desempenho das equipes será o fator determinante para a quebra, ou não, do recorde.
Leia também
Brasil x Polônia no vôlei masculino em Paris 2024: Onde assistir e horário