Muitos investidores confiam seu patrimônio a plataformas e consultorias que prometem ajudar a investir melhor sem custos aparentes. Mas, na prática, o que parece gratuito pode estar escondendo despesas significativas. Isso ainda acontece com o modelo 2.5 de investimentos, que combina discurso consultivo com a antiga prática de cobrar comissões embutidas em produtos O complicado é que essa prática pode estar prejudicando os seus rendimentos sem que você perceba.

Continua depois da publicidade

Imagine que, em conversa com seu assessor, você informa sobre as suas metas e sonhos, e prepara uma lista de recomendações financeiras. Tudo parece transparente, até que, ao analisar seus extratos meses depois, percebe que o rendimento ficou aquém do esperado. Além das oscilações do mercado, o problema pode estar onde você menos imagina: nas comissões invisíveis embutidas nos produtos recomendados. 

É aí que surge o questionamento: “será que estou sendo cobrado em dobro e nem percebi?”

O que é o modelo 2.5 e por que importa para você?

O modelo 2.5 fica na zona entre o antigo método de comissionamento, chamado de 2.0, e o mais transparente e moderno, o 3.0 – conhecido como fee-based. Nesse formato são feitos dois tipos de cobrança: o da taxa visível de administração e o da comissão embutida nos produtos financeiros indicados. Em outras palavras, você acaba pagando duas vezes pelo serviço: uma taxa explícita e uma comissão embutida. E, muitas vezes, sem saber.

Na prática, é como ir a um médico que recebe comissão da farmacêutica pelo remédio que prescreve. Mesmo que o tratamento pareça personalizado, existe um conflito de interesses silencioso que, ao longo do tempo, gera a dúvida se a recomendação é mesmo a melhor para você ou para a comissão do profissional.

Continua depois da publicidade

Essa estrutura cria um desequilíbrio, pois o assessor de investimentos pode receber incentivos financeiros para te recomendar produtos que pagam mais comissões – ainda que existam alternativas mais eficientes para os seus objetivos. O problema, portanto, não é só o custo. É a falta de clareza sobre o que está sendo pago e o impacto disso na sua estratégia de longo prazo.

Atenção aos impactos no seu bolso 

À primeira vista pode parecer pouco, mas o custo oculto das comissões embutidas tem um efeito acumulado relevante no longo prazo. Em um exemplo prático: um portfólio de R$ 500 mil, com uma taxa de comissão de apenas 1,5% ao ano pode significar R$ 7.500 a menos nos seus rendimentos – todos os anos. 

Isso significa que, ao longo de uma década, você poderia perder dezenas de milhares de reais em retorno, simplesmente por manter um modelo de cobrança que favorece a instituição, e não você. É como pagar taxa de serviço já embutida no valor do produto, sem saber, e ainda pagar novamente quando a conta chega. Parece injusto, né?

Além disso, como essas comissões são invisíveis, não é possível visualizá-las de forma destacada no extrato financeiro. O cliente apenas sente o efeito no rendimento líquido, mas dificilmente entende de onde veio a diferença – contribuindo para a redução da sua capacidade de avaliar a eficácia da estratégia e para a geração de desconfiança em relação à consultoria.

Continua depois da publicidade

Fee-based: clareza, alinhamento e transparência

É aqui que surge o fee-based – chamado de modelo 3.0 de investimentos, por ser o mais alinhado com os interesses reais do investidor. Nesse formato:

  • não há comissões embutidas;
  • as taxas de gestão e serviço são fixas e explícitas.

Isso muda completamente a lógica da relação entre o assessor e o investidor, pois quando a remuneração do profissional não depende da venda de produtos, o foco muda para o sucesso da estratégia, criando um relacionamento mais honesto, transparente e eficiente. E ainda, que deixa claro o quanto você paga pelo serviço, facilitando a sua avaliação sobre o custo-benefício

O fee-based, também chamado de modelo 3.0, elimina o conflito de interesses e faz com que assessor e instituição só cresçam quando o patrimônio do cliente cresce. É uma relação de parceria justa e alinhada, sem comissões nomeadas de consultoria.

O rompimento do modelo 2.5: como a Warren atua

Desde sua fundação, em 2017, a Warren Investimentos optou por fazer diferente. A empresa adota um modelo 100% fee-based que rompe com práticas predominantes no mercado, que podem gerar perda de rendimentos e de confiança.

Continua depois da publicidade

A Warren não trabalha com comissão embutida. Toda taxa cobrada é combinada com o cliente de forma clara. E mais, caso a empresa receba algum valor de fundos de investimento de terceiros, a quantia é devolvida para o investidor em forma de cashback em fundos de investimentos.

Além disso, a corretora oferece planejamento financeiro completo, apoiada pela ferramenta própria Warren Life, que permite:

  • visualização de metas;
  • simulação de cenários;
  • compreensão, com precisão, do que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Na Warren, o investidor não é mais visto como consumidor de produtos, mas alguém com um plano de vida a ser realizado. Por isso, toda a estratégia é construída a quatro mãos – baseada em dados, perfil e metas – e executada com gestão ativa e acompanhamento constante.

Continua depois da publicidade

Você paga um assessor ou um vendedor de produtos?

Essa é a reflexão final que este conteúdo te propõe: você sente que as suas decisões de investimento são feitas com base em seus objetivos ou percebe que está sendo guiado por produtos indicados, cheios de linguagem técnica e pouca explicação?

Reflita e busque entender se você sabe exatamente quanto está pagando.

Saiba, ainda, que investir com confiança e clareza não é um privilégio de poucos. É uma escolha. E ao entender como funcionam os modelos de investimento – especialmente o 2.5 – e quais impactos eles podem ter sobre o seu patrimônio, você ganha poder para fazer escolhas melhores.

A boa notícia? É possível recomeçar a investir de forma inteligente, transparente e com apoio especializado, sem abrir mão da segurança e focando totalmente nos seus objetivos.

Faça agora o teste de perfil na Warren e descubra como investir com clareza, alinhamento e estratégia desde o primeiro passo.

Continua depois da publicidade