O tornado que atingiu a região Meio-Oeste de Santa Catarina deixou pelo menos 90 mil imóveis sem luz. A energia foi restabelecida na terça-feira (1º), mas os trabalhos nas torres de alta tensão devem se estender ainda por duas semanas.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os ventos danificaram cinco torres que pertencem a uma transmissora regulada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A gerente do Núcleo Meio-Oeste da Celesc, Silvia Hafner Pozzobom, explica que a linha que sofreu os danos é de 230 kV e sai de Campos Novos para Videira.
— Nessa subestação de Videira tem transformadores de 230 kV para 138 kV, que alimentam duas linhas de transmissão – uma para a subestação Videira Celesc e outra para a subestação Caçador Celesc. A partir da subestação de Caçador sai mais uma linha de transmissão de 138 kv para Caçador Castelhano e da subestação Videira sai uma linha de transmissão em 69 kV para Fraiburgo.
>Vídeo mostra tornado que atingiu oficina em Campos Novos; veja imagens
Continua depois da publicidade
Como a linha de transmissão de 230 kV que foi interrompida alimenta algumas das outras subestações do Meio-Oeste, o fornecimento de energia foi interrompido.
Veja mais no infográfico abaixo:
LEIA MAIS
> Ação milionária de quase 30 anos chega ao fim na Justiça de SC